A Biografia de Antero de Quental
Por: SrPraia • 12/12/2022 • Dissertação • 282 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
Biografia de Antero de Quental
Antero de Quental nasceu em 1842 em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores. Foi um poeta e filósofo português, líder intelectual do Realismo em Portugal e também contribuiu para a implantação das ideias renovadoras da geração de 70.
Em 1858, com 16 anos, Antero de Quental ingressou no curso de Direito na Universidade de Coimbra. Tornando-se o líder dos acadêmicos, graças à sua personalidade marcante.
A carreira poética de Antero apresenta três fases, de acordo com as modificações de espírito:
No soneto “Mais luz” o poeta espelha um conteúdo revolucionário e social;
No poema “Nirvana” encontram-se versos marcados pelos valores do Romantismo;
Por fim, entre 1873 e 1874, o poeta vive uma fase de desilusões sendo possível assim observar que os versos do soneto “O que a Morte diz” revelam o seu sofrimento.
Em 1886, já na cidade do Porto, Antero publica a sua melhor obra poética “Sonetos completos” e acaba por se suicidar devido a uma depressão.
“Um Génio que era um Santo”
O texto foi escrito por Eça de Queirós, onde é possível identificar a admiração que o autor tem por Antero a partir de diferentes momentos, onde este diz “Parei seduzido” e “Deslumbrado”. O autor também admira a sua sinceridade e retidão, mas afirma que no meio dessas qualidades, existia um fermento de dor e que é possível observar esse sentimento em alguns dos seus sonetos.
“O palácio da Ventura”
O poema é constituído por duas quadras e dois tercetos com versos decassilábicos. O esquema rimático é ABAB/ABAB/CCD/EED.
Este poema tem rima cruzada nas quadras e rima emparelhada e interpolada nos tercetos.
Este soneto pode inserir-se na terceira fase da sua carreira poética, pois é possível observar as suas desilusões e os pensamentos pessimistas.
...