TESTE DE PERCEPÇÃO VISUAL
Por: liviaaramalho • 15/4/2019 • Artigo • 7.645 Palavras (31 Páginas) • 1.946 Visualizações
TESTE DE DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO VISUAL
Marianne Frostig
TESTE DE DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO VISUAL
Marianne Frostig
Introdução:
Objetivos do teste:
- Medir certas funções de percepção definida.
- Estabelecer a idade em que normalmente estas funções se desenvolvem.
Em conseqüência disto, estes testes nos permitem:
- Prover o sucesso escolar em relação aos aspectos que dependem das habilidades de percepção visual imprescindíveis para a aprendizagem da leitura e escrita.
- Identificar as crianças que escapem da normalidade.
- Avaliar o grau de suas incapacidades, embora sem base na etiologia, seja ela lesão cerebral, falta de (distúrbio) desenvolvimento ou distúrbio emocional.
- Selecionar e determinar exercícios para correção de deficiências específicas.
Obs.: O teste não permite saber a causa do distúrbio.
Em relação aos testes:
- Seus itens medem a ação da criança em relação a uma variedade de problemas motores dentro de sua idade.
- A escolha destes testes se deve a sua importância dentro da aprendizagem escolar.
- Exige-se respostas precisas ao subteste, um excelente controle do desenvolvimento ocular, por ser pré-requisito para leitura e escrita.
- Coordenação visomotora como pré-requisito para a escrita.
- Capacidade para perceber figura-fundo necessária à análise e síntese de palavras, sentenças, frases e parágrafos na leitura.
- Constância de percepção de forma deve atingir um certo ponto de desenvolvimento antes que a criança possa reconhecer uma palavra em diferentes textos.
- Percepção de posição em relação espacial depende a capacidade de diferenciar letras semelhantes como b/d e reconhecer a seqüência de letras numa palavra e de palavras numa frase.
Limitações:
Embora nossa experiência tenha demonstrado que a lesão cerebral frequentemente afeta a capacidade de percepção, o teste não mede disfunção orgânica. Serão necessárias mais pesquisas para que estejamos aptos para distinguir padrões de distúrbios de percepção visual devido a lesões cerebrais daqueles decorrentes de problemas de desenvolvimento, etc.. Entretanto, esperamos que o teste venha a ser um instrumento capaz de fazer um diagnóstico diferencial de lesões cerebrais mínimas.
Mais uma advertência: dificuldade no aprendizado acadêmico podem ser causadas por incapacidade de percepção visual, mas também podem ser parcial ou inteiramente conseqüência de incapacidade de percepção auditiva e de movimento.
Logo, o teste de percepção visual deve ser aceito, ou melhor, acrescido de testes de percepção auditiva, de movimento, de memória, etc.
O teste de desenvolvimento de percepção visual consiste em cinco subtestes:
TESTE 1 – COORDENAÇÃO VISOMOTORA: Coordenação olho-mão: exige-se traçado contínuo de retas, curvas ou ângulos entre paralelas distanciados diferentemente ou de ponto a ponto sem linha guia.
TESTE 2 – FIGURA-FUNDO: Envolve a percepção de figura contra fundos cada vez mais complexos. São usadas formas geométricas distanciadas, ou melhor, interseccionadas e “escondidas”.
TESTE 3 – CONSTÂNCIA DE FORMA: Envolve o reconhecimento de certas figuras geométricas apresentadas em variedade de tamanho, sombreado, textura e posições no espaço e suas diferenciações de figuras geométricas semelhantes. São usados: círculos, quadrados, elipses e paralelogramos.
TESTE 4 – POSIÇÃO NO ESPAÇO: Diferenciação de figuras invertidas e em rotação apresentadas em séries. Utilizam-se desenhos esquemáticos de objetos comuns.
TESTE 5 – RELAÇÕES ESPACIAIS: Análise de formas simples e padrões. Estes consistem em linhas de diversos comprimentos e ângulos. A criança é solicitada a copiar usando pontos como referência.
Material necessário a aplicação do teste:
- Folheto de teste
- Quatro lápis de cores contrastantes (vermelho escuro, azul, marrom e verde)
- Lápis nº 2 sem borracha para crianças do 1º grau
- Quatro lápis de cera bem apontados de cores contrastantes para crianças de maternal
Instruções gerais para o examinador:
- Para a criança de nível maternal, deve-se omitir as seguintes partes do teste: Ic, Id, IIb, IVb, Vc, Vd, Ve. Para crianças do jardim, omitir o subteste Ve.
- A criança deve ter consigo apenas a página em que está trabalhando com a face para cima. As páginas anteriores e posteriores devem ser ou estar colocadas com o desenho para baixo.
- O número de crianças a ser testado simultaneamente em cada um dos níveis escolares é o seguinte:
NÍVEL | IDADE | NÚMERO ÓTIMO DE CRIANÇAS NO GRUPO |
Maternal | 3-4 anos | 1-2 |
Maternal | 4-5 anos | 3-5 |
Jardim | 6 anos | 6-8 |
Nível 1 | - | 8-10 |
Nível 2 | - | 10-20 |
Nível 3 | - | 20-40 |
Examinadores com experiência podem testar 30-40 crianças de cada vez no 1º e 2º graus.
- Não aplique o teste em nenhuma criança que esteja no jardim de infância ou 1º grau antes de 2 semanas de convívio (para fonoaudiólogos, duas sessões antes da primeira).
- Assegure-se de que as crianças não possam copiar umas das outras.
- As instruções às crianças devem ser repetidas pelos examinadores tal qual o impresso (vocabulário alternativo é dado entre parênteses). As explicações adicionais que podem ser usadas a critério do examinador estão assinaladas com o termo opcional.
- É permissível que as instruções sejam repetidas. Naturalmente, o aplicador achará necessário algumas repetições para as crianças no quadro negro ou com material de demonstração.
- Certifique-se de que nenhuma das crianças comece os testes antes do aplicador ter dado as instruções. Faça com que as crianças pousem seus lápis depois de terminar cada item. Encoraje-as freqüentemente durante o teste, dizendo, por exemplo: “Você joga muito bem!”, “Agora está bom” ou “Todos estão bem”, etc.
- Certifique-se de que todos compreenderam que devem desenhar cada exercício com um só traçado, sem levantar seu lápis do papel.
- Os lápis devem estar bem apontados. Linhas muito grossas invalidam alguns dos itens do teste.
- Crianças do maternal devem usar comente crayons bem apontados.
- Observe que o reconhecimento de cores não é fator de pontos do teste, mas alguns itens deste teste pedem o uso de uma ou mais cores.
- A criança deve restar informada de que não deve corrigir e nem apagar.
- Deve-se ter disponível alguns lápis, lápis de cor ou crayons para substituir os que se perderem, quebrarem ou ficarem com as pontas grossas.
- A violação das instruções acima invalidam o teste. Siga-as cuidadosamente, por favor.
Testes individuais:
...