TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE DE PERCEPÇÃO VISUAL

Por:   •  15/4/2019  •  Artigo  •  7.645 Palavras (31 Páginas)  •  1.946 Visualizações

Página 1 de 31

TESTE DE DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO VISUAL

Marianne Frostig


TESTE DE DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO VISUAL

Marianne Frostig

Introdução:

Objetivos do teste:

  • Medir certas funções de percepção definida.
  • Estabelecer a idade em que normalmente estas funções se desenvolvem.

Em conseqüência disto, estes testes nos permitem:

  • Prover o sucesso escolar em relação aos aspectos que dependem das habilidades de percepção visual imprescindíveis para a aprendizagem da leitura e escrita.
  • Identificar as crianças que escapem da normalidade.
  • Avaliar o grau de suas incapacidades, embora sem base na etiologia, seja ela lesão cerebral, falta de (distúrbio) desenvolvimento ou distúrbio emocional.
  • Selecionar e determinar exercícios para correção de deficiências específicas.

Obs.: O teste não permite saber a causa do distúrbio.

Em relação aos testes:

  • Seus itens medem a ação da criança em relação a uma variedade de problemas motores dentro de sua idade.
  • A escolha destes testes se deve a sua importância dentro da aprendizagem escolar.
  • Exige-se respostas precisas ao subteste, um excelente controle do desenvolvimento ocular, por ser pré-requisito para leitura e escrita.
  • Coordenação visomotora como pré-requisito para a escrita.
  • Capacidade para perceber figura-fundo necessária à análise e síntese de palavras, sentenças, frases e parágrafos na leitura.
  • Constância de percepção de forma deve atingir um certo ponto de desenvolvimento antes que a criança possa reconhecer uma palavra em diferentes textos.
  • Percepção de posição em relação espacial depende a capacidade de diferenciar letras semelhantes como b/d e reconhecer a seqüência de letras numa palavra e de palavras numa frase.

Limitações:

        Embora nossa experiência tenha demonstrado que a lesão cerebral frequentemente afeta a capacidade de percepção, o teste não mede disfunção orgânica.  Serão necessárias mais pesquisas para que estejamos aptos para distinguir padrões de distúrbios de percepção visual devido a lesões cerebrais daqueles decorrentes de problemas de desenvolvimento, etc..  Entretanto, esperamos que o teste venha a ser um instrumento capaz de fazer um diagnóstico diferencial de lesões cerebrais mínimas.

        Mais uma advertência: dificuldade no aprendizado acadêmico podem ser causadas por incapacidade de percepção visual, mas também podem ser parcial ou inteiramente conseqüência de incapacidade de percepção auditiva e de movimento.

        Logo, o teste de percepção visual deve ser aceito, ou melhor, acrescido de testes de percepção auditiva, de movimento, de memória, etc.

        O teste de desenvolvimento de percepção visual consiste em cinco subtestes:

TESTE 1 – COORDENAÇÃO VISOMOTORA: Coordenação olho-mão: exige-se traçado contínuo de retas, curvas ou ângulos entre paralelas distanciados diferentemente ou de ponto a ponto sem linha guia.

TESTE 2 – FIGURA-FUNDO: Envolve a percepção de figura contra fundos cada vez mais complexos.  São usadas formas geométricas distanciadas, ou melhor, interseccionadas e “escondidas”.

TESTE 3 – CONSTÂNCIA DE FORMA: Envolve o reconhecimento de certas figuras geométricas apresentadas em variedade de tamanho, sombreado, textura e posições no espaço e suas diferenciações de figuras geométricas semelhantes.  São usados: círculos, quadrados, elipses e paralelogramos.

TESTE 4 – POSIÇÃO NO ESPAÇO: Diferenciação de figuras invertidas e em rotação apresentadas em séries.  Utilizam-se desenhos esquemáticos de objetos comuns.

TESTE 5 – RELAÇÕES ESPACIAIS: Análise de formas simples e padrões.  Estes consistem em linhas de diversos comprimentos e ângulos.  A criança é solicitada a copiar usando pontos como referência.

Material necessário a aplicação do teste:

  • Folheto de teste
  • Quatro lápis de cores contrastantes (vermelho escuro, azul, marrom e verde)
  • Lápis nº 2 sem borracha para crianças do 1º grau
  • Quatro lápis de cera bem apontados de cores contrastantes para crianças de maternal

Instruções gerais para o examinador:

  1. Para a criança de nível maternal, deve-se omitir as seguintes partes do teste: Ic, Id, IIb, IVb, Vc, Vd, Ve.  Para crianças do jardim, omitir o subteste Ve.
  2. A criança deve ter consigo apenas a página em que está trabalhando com a face para cima.  As páginas anteriores e posteriores devem ser ou estar colocadas com o desenho para baixo.
  3. O número de crianças a ser testado simultaneamente em cada um dos níveis escolares é o seguinte:

NÍVEL

IDADE

NÚMERO ÓTIMO DE CRIANÇAS NO GRUPO

Maternal

3-4 anos

1-2

Maternal

4-5 anos

3-5

Jardim

6 anos

6-8

Nível 1

-

8-10

Nível 2

-

10-20

Nível 3

-

20-40

        Examinadores com experiência podem testar 30-40 crianças de cada vez no 1º e 2º graus.

  1. Não aplique o teste em nenhuma criança que esteja no jardim de infância ou 1º grau antes de 2 semanas de convívio (para fonoaudiólogos, duas sessões antes da primeira).
  2. Assegure-se de que as crianças não possam copiar umas das outras.
  3. As instruções às crianças devem ser repetidas pelos examinadores tal qual o impresso (vocabulário alternativo é dado entre parênteses).  As explicações adicionais que podem ser usadas a critério do examinador estão assinaladas com o termo opcional.
  4. É permissível que as instruções sejam repetidas.  Naturalmente, o aplicador achará necessário algumas repetições para as crianças no quadro negro ou com material de demonstração.
  5. Certifique-se de que nenhuma das crianças comece os testes antes do aplicador ter dado as instruções.  Faça com que as crianças pousem seus lápis depois de terminar cada item.  Encoraje-as freqüentemente durante o teste, dizendo, por exemplo: “Você joga muito bem!”, “Agora está bom” ou “Todos estão bem”, etc.
  6. Certifique-se de que todos compreenderam que devem desenhar cada exercício com um só traçado, sem levantar seu lápis do papel.
  7. Os lápis devem estar bem apontados.  Linhas muito grossas invalidam alguns dos itens do teste.
  8. Crianças do maternal devem usar comente crayons bem apontados.
  9. Observe que o reconhecimento de cores não é fator de pontos do teste, mas alguns itens deste teste pedem o uso de uma ou mais cores.
  10. A criança deve restar informada de que não deve corrigir e nem apagar.
  11. Deve-se ter disponível alguns lápis, lápis de cor ou crayons para substituir os que se perderem, quebrarem ou ficarem com as pontas grossas.
  12. A violação das instruções acima invalidam o teste.  Siga-as cuidadosamente, por favor.

Testes individuais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com