A Urocultura
Por: Helizandra Hendrios • 13/11/2017 • Relatório de pesquisa • 760 Palavras (4 Páginas) • 1.338 Visualizações
Centro Universitário de Belo Horizonte
Biomedicina- Microbiologia Clinica
UROCULTURA
Carolina Caixeta
Gabriela de Souza
Helizandra Hendrios
Isabella Fernandes
Belo Horizonte, 2017
Sumário:
- Introdução............................................................................
- Objetivos..............................................................................
- Materiais...............................................................................
- Métodos................................................................................
- Resultados............................................................................
- Conclusão.............................................................................
- Referências...........................................................................
1-Introdução:
A urocultura consiste em um exame que é realizado através da coleta de uma amostra de urina do paciente, para avaliar alguns fatores. É utilizada para verificar a presença de microrganismos localizados na urina, uretra e nos rins, normalmente sem microrganismos infecciosos. O resultado é considerado positivo quando são isolados 100.000 colônias (termo de identificação das bactérias) de microrganismos por 1 ml de urina e dessa forma constatar à infecção do trato urinário ( I.T.U). O exame é feito basicamente através da colocação da urina em um meio propicio à reprodução de bactérias (meio de cultura).
Qualquer parte do trato urinário pode ser infectada. Neste exame podemos diagnosticar a infecção do trato urinário inferior (uretrite – doença inflamatória e infecciosa da uretra e cistite – doença inflamatórias e infecciosas da bexiga) e do trato urinário superior (pielonefrite – afetando os rins e ureterite – infectando os ureteres). Pode haver um resultado falso-positivo. Isso ocorre quando há a contaminação da urina, no momento da colheita por fluido vaginal, ou secreção uretral ou na presença de certos componentes como sangue e drogas.
Outra possibilidade é de haver exame com resultados falso-negativos quando há baixas de nitratos por alimentação deficiente em vegetais ou se o paciente faz uso de antimicrobiano, diuréticos, tem uma dieta sem a presença de vitamina C e pH urinário muito ácido (abaixo de 6) ou quando o paciente está infectado por Staphylococcus saprophyticus (necessita de dois meios de cultura para crescimento). Os microrganismos podem invadir o trato urinário por duas vias:
1. Por meio da extremidade inferior do trato urinário (orifício uretral localizado na vulva ou na glande), resultando em uma infecção de caráter ascendente que se dissemina através da uretra, é a forma mais comum.
2. Pela corrente sanguínea, afetando, geralmente, o rim. Portanto, a urocultura auxilia a identificar a presença de processo infeccioso, mas também pode ser utilizada em pacientes em tratamento para controlá-lo.
2-Objetivo:
Detectar e identificar a bactéria presente no trato urinário através da urocultura. E verificar a sensibilidade a antimicrobianos presente nesses microrganismos.
3-Materiais:
- Bateria de coloração de Gram;
- Lâminas de microscopia;
- Alça de calibrada;
- Tubo contendo urina;
- Bico de Bunsen;
- Placas de ágar Mueller Hinton
- Alça de platina
4-Metodos:
Em uma lâmina foi desprezado 10 µl de urina utilizando uma alça calibrada e aguardou secar. Após a gota de urina secar, a lamina foi levada para a cuba de coloração onde foi coberta por cristal de violeta por 1 minuto, lavada com agua destilada, e aplicado o iodo por 1 minuto, e novamente lavada por agua destilada e adicionado o éter-cetona por 5 segundos e lavada mais uma vez, nesse momento se adiciona a safranina e aguarda 20 segundos. Após o último corante que é safranina a lâmina e lavada novamente e está pronta para ser analisada. Se pinga uma gota de óleo de imersão no esfregaço da lamina e focaliza microscópio utilizando a objetiva de 100x.
...