TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coração e suas camadas

Por:   •  2/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

camadas da parede coração, e quais os seus componentes: Endocárdio – Camada endotelial e subendotélio (tecido conjuntivo)a camada mais interna do coração. Miocárdio – Musculatura estriada cardíaca, esse tipo de músculo que permite que o coração contraia.Pericárdio – duas camadas fibrosas que recobrem o coração (pericárdio fibroso:é um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelástico, pericárdio seroso é uma membrana mais fina e delicada q forma uma dupla camada envolvendo o coração, camada parietal mais externa e a viceral mais interna tbm chamada de epicardio) túnica intima: Camada endotelial, subendotélio; Média: tecido muscular liso com fibras elásticas e reticulares; Adventícia: Tecido conjuntivo com fibras colágenas e elásticas.

Capilares Contínuos: ocorrem em locais de pouca troca de materiais entre a circulação e os tecidos (Onde ocorrem: músculos e tecidos conjuntivos); Fenestrados: ocorrem em locais onde há média troca de matérias entre a circulação e os tecidos (Onde ocorrem: rins, intestinos e algumas glândulas endócrinas); Sinusoides: Ocorrem em locais de intensa troca de materiais com a corrente sanguínea e transporte de grandes substâncias (Onde ocorrem: Fígado, órgãos hematopoiéticos e algumas glândulas endócrinas).

vasa vasorum : são pequenos vasos sanguíneos encontrados na camada adventícia e na periferia da média de grandes vasos sanguíneos. São importantes para irrigação das células que se encontram mais distantes do lúmen dos vasos.

 ilhotas de Langerhans : encontrados no pâncreas, produzem diversos tipos de hormônios como β insulina, α glucagon, d somatostatina e f polipepitideo pancreático.

epitélio seminífero: Espermatogonias, Espermatócitos I e II, Espermátides células naão germinativas do epitélio seminífero: Células de Sertóli – Fornecem nutrição e suporte à linhagem espermatogênica, além de fazer a fagocitose dos restos de citoplasma das células em amadurecimento e a produção ABP e do fluido que contribuem para o amadurecimento e o transporte dos SPTZ. Células de Leydig – Produção de testosterona.  Células mióides – tem características de musculatura lisa, são células contrateis.

Vesícula seminal – produção de líquido rico em frutose e outras substâncias que servirá como fonte energética para o transporte dos SPTZ.

Próstata – produção de líquido com pH alcalino e enzimas proteolíticas que servem para neutralizar o pH vaginal e manter a liquidez do sêmen e a mobilidade dos SPTZ. Possui uma grande quantidade de tecido fibromuscular circundando as glândulas tuboalveolares que formam o orgão

 Bulbouretrais – Produz o liquido pré ejaculatório, responsável por limpar a uretra e lubrifica-la.

Ducto deferente: túbulo reto de paredes espessas que dirige a uretra prostática.

Penis: formado por três corpos cilíndricos: tecido erétil, uretra, envolvidas externamente por pele.

Testículo: células de leyding, células de sertoli, túnica vaginal, túnica albugenica, túbulos seminiferos

 estruturas presentes no testículo: Túbulos seminíferos,Túnica vaginal, Túnica albugínea, Células de Leydig

sistema genital masculino três glândulas :anexas Próstata, glândulas bulbouretrais e vesículas seminais.

É constituído o córtex dos ovários: Epitélio germinativo; Túnica albugínea; Estroma;  Folículos em desenvolvimento;

- Primordial – Ovócito primário envolvido por uma única camada de células foliculares achatadas; - Primário - Ovócito primário, surgindo à sua volta uma camada glicoproteíca, homogênea e acelular, denominada de zona pelúcida, circundada por uma ou mais camadas de células foliculares de forma cúbica. Ao redor destes folículos organizam-se células do estroma, formando uma camada, a teca interna. - Secundário - Ovócito primário com células foliculares em várias camadas, sendo que entre elas aparecem pequenas cavidades com líquido folicular, que acabam se unindo e formando um espaço maior chamado de antro folicular. O ovócito I fica deslocado do centro e preso por uma camada de células chamado de cumulus oophorus. - Terciário – Aumento do antro, o ovócito agora secundário é deslocado do centro e preso à parede do folículo pelo cumulus oophorus. As células foliculares maisnexternas formam duas camadas, a teca interna e a teca externa. Já as células foliculares que envolvem e estão presas na zona pelúcida recebem o nome de corona radiata, que é a camada de células que acompanha o ovócito após a ruptura folicular.

 tipos celulares encontrados no corpo lúteo: é formado pelas células granulosas ou foliculares e da teca interna.

folículos atrésicos: Como em cada ovulação só um ovócito é liberado, os que não são liberados entram em atresia, ou seja, em apoptose. Estes folículos estão em degeneração e caracterizam-se pela presença de fibroblastos, núcleos picnóticos e um ovócito degenerado.

identificar o endométrio? Quais suas camadas? Camada mucosa de epitélio cilíndrico simples com lâmina própria de tecido conjuntivo rica em glândulas. Podemos dividir o endométrio em duas camadas, funcional e basal, sendo a funcional mais superficial e temporária, pois descama na menstruação e se regenera a cada ciclo, já a camada basal, é a mais profunda e permanente, é a partir dessa camada que se originam as células da camada funcional.

 Sob a ação de qual hormônio os alvéolos secretores das glândulas mamárias se desenvolvem? Sob a ação do hormônio mamotrófico, conhecido também como prolactina, age principalmente na época da gestação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com