O Sistema Endócrino
Por: JurFonseca • 30/10/2018 • Trabalho acadêmico • 917 Palavras (4 Páginas) • 269 Visualizações
A epidemiologia é uma área fundamental na saúde pública, como combate e prevenções que a sociedade brasileira enfrenta. A epidemiologia é responsavel por elaborar estrategias, e são estás que vem garantindo a saúde como direito constitucional e a saúde pública vem ampliando e consequentemente criando uma abordagem mais adequada para a comunidade.
O SUS vem ganhando melhoria, por meio de ações e desenvolvimentos para que isso aconteça tem ocorrido a intensificação da parte administrativa e financeira e com esse processo a epidemiologia vem ganhando mais informações.
Com isso houve um desenvolvimento em relação a epidemiologiacomo níveis de informações regionais e locais, ganhando também seu fortaleciment. Há também a criação de um orgão que teve o objetivo de oferecer uma melhor condição, proteção e a recuperação da saúde da população controlando as doenças e melhorando a vigilância, a saúde, dando mais qualidade de vida. Teve também a implantação de unidades para que haja uma resposta rápida para as epidemias e eventos inusitados, para que assim possa ter um controle respectivo. Infelizmente vem sendo utilizado apenas uma parte dessa capacidade no país.
Houve grandes avanços e melhorias no SUS, existiu uma acessibilidade maior em relação ao acesso ao sistema, vem ocorrendo também grandes parcerias onde à uma troca de experiências em relação a produção, mostrando uma relação entre as informações, produções e divulgações no setor de saúde.
A ABRASCO foi criando com o objetivo de atuar como um mecanismo de apoio e articulação entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em saúde coletiva para que haja o fortalecimento das entidades relacionadas. Um grande incentivo desta produção foi a EXPOEP, que foi especifico para a área de divulgação na epidemiologia, entre outros. Houve também um estímulo de profissionais para que possa melhorar o conhecimento e o desenvolvimento da epidemiologia.
Mas ainda à muito no que melhorar, para que assim tenha uma superação no decorrer dos próximos anos. Tem que melhorar, por exemplo, o aprimoramento de diversas áreas, como a capacidade do uso de metodos de analise. Há também que considerar a melhoria na qualidade dos registros como as que são relacionadas a mortes martenas, por acidentes de trabalho e doenças, ou seja, os registros de obitos estão com má qualidade. Ocorrendo assim, a falta de dados diagnósticos de saúde, como dados ambulatóriais.
À também a falta de estudos epidemiologicos, que tem como base o diagnostico da população brasileira. Houve da mesma forma experiencias entre as instituições para que haja a ampliação para outras áreas que possuem problemas de saúde pública para o país.
Aconteceu um aumento de conhecimento epidemiologicos que fez com que o desenvolvimento de algumas áreas ocorre-se nos ultimos cinco anos. A SVS vem implementando formação em vigilância em saúde que vem ganhando um importante espaço de articulação e cooperação entre instituições onde há diferentes vocações acadêmicas, o que contribuie para reduzir as desiguildades regionais.
Foi confirmado então que o fortalecimento entre as academias continua sendo superação de muitas lacunas apresentadas. Foram definios quatro eixos para melhorara organização de ploblemas e as proposições definidas.
No sistema de informação foram indicados problemas em suas comunicações de dados onde é apresentado uma má qualidade produzidas pelas grandes bases do sistema, para que assim possa haver uma comunicação entre os orgãos de saúde. Entrando assim na pouca flexibilidade dos sistemas one há a possibilidade de esferas estaduais e municipais para que tenha uma troca de informações.
...