ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA PACIENTES COM COVID-19 APÓS ALTA HOSPITALAR
Por: daianyfmb • 9/11/2020 • Relatório de pesquisa • 438 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA PACIENTES COM COVID-19
APÓS ALTA HOSPITALAR
O Corona vírus é uma família de vírus que provocam infecções respiratórias, doença denominada COVID-19. Sua gravidade depende muito do grupo de risco que afeta. Estudos já publicados apontam que os mais vulneráveis ao Corona vírus são pessoas idosas ou com condições pré-existentes, com problemas respiratórios ou imunodeprimidos. A Covid-19 produz cansaço, dor de garganta, dores de cabeça, náuseas, vômito e diarreia. Portanto, é imprescindível que haja um acompanhamento nutricional durante o diagnóstico e após a alta hospitalar.
Recomendações Energéticas:
-Energia: De 15 á 25 kcal/kg/dia
-Carboidrato: Até 60% do VET.
-Lipídeo: Até 30% do VET.
-Proteína: Até 20% do VET.
Alimentos ricos em vitamina C como (limão, laranja, abacaxi, goiaba, vegetais crus) possuem impacto positivo sobre o sistema imunológico protegendo o organismo contra infecções e estimulando a formação de anticorpos. A recomendação para pacientes idosos é de 30 kcal/kg/dia (Valor individual, devendo ser ajustado conforme o estado nutricional, nível de atividade física, estado da doença e tolerância). Pacientes idosos e poli mórbidos: 27 kcal/kg/dia
Pacientes idosos e poli mórbidos e com baixo peso: 30 kcal/kg/dia (Deve ser de forma gradativa e com cautela, pois a população tem alto risco de síndrome de realimentação).
Probióticos:
São encontrados em iogurtes, bebidas lácteas fermentadas, quefir e kombuchá. Esses alimentos são importantes para manter boa saúde intestinal já que os probióticos auxiliam no bom funcionamento deste órgão, que é de extrema importância na absorção dos nutrientes.
Vitaminas e Minerais:
-Vitamina A:
-Vitamina D
-Vitamina C
-Vitamina E
-Vitamina B6
-Vitamina B12
-Zinco
-Ferro
-Magnésio
Ingestão hídrica:
Manter boa hidratação é fundamental para melhor recuperação dos sintomas, a recomendação é de 30 a 40 ml/kg para mulheres e homens.
Suplementos:
São indicados para pacientes desnutridos, ou com alguma dificuldade em deglutição, sendo necessária a avaliação para quantificar a ingestão energética do paciente.
Vias de alimentação:
É preferível que o paciente se alimente por via oral, para um melhor aporte energético, e em casos específicos pode se indicar a nutrição enteral. A alimentação deve ser iniciada devagar, hipocalórica, avançando na primeira semana até atingir o valor energético ideal para o paciente. A composição das terapias por via oral deve iniciar com aporte calórico mais baixo, entre 15 a 20 kcal/kg/dia e progredir para 25 kcal/kg/ dia após o quarto dia dos pacientes em recuperação.
...