Objetivos Específicos: Alimentação
Por: djalmabrito • 21/11/2019 • Trabalho acadêmico • 966 Palavras (4 Páginas) • 262 Visualizações
Sumário
1. INTRODUÇÃO 2
1.1. Delimitação 2
1.2. Justificativa 4
2. OBJETIVOS 5
2.1.Objetivo Geral 5
2.2.Objetivos Específicos 5
1. INTRODUÇÃO
Delimitação
No Brasil, o problema de saúde pública mais frequente são os acidentes e a violência de grande magnitude e transcendência, com forte impacto na mortalidade e morbidade da população. O trauma Crânio – Encefálico (TCE), o conjunto das lesões decorrentes em termo de magnitude, destaca-se os acidentes de trânsito, quedas, envenenamentos e outros tipos de acidentes, sendo as lesões mais frequentes nos serviços de saúde6. Os acidentes de trânsito correspondem cerca de 50% da incidência do trauma, às causas de maior incidência, devido ao elevado percentual de internação, sofrimento para as vitimas e familiares, despesas previdenciárias e perdas materiais7.
O TCE é qualquer agressão que acarreta o comprometimento funcional do couro cabeludo, crânio, lesão anatômica, meninges ou encéfalo8. As vitimas podem apresentar deficiências e incapacidades de sobreviver ao trauma, interferindo na capacidade e no desempenho de suas funções9.
Dentro dos traumas mais frequentes em acidentes, destacam-se vitimas com queimaduras e Politrauma:
As incidências da Queimadura de trauma de origem térmica em decorrência das lesões e de tecidos orgânicos, resultante da exposição ás chamas, substâncias químicas e radiações10. É um papel importante para as causas de mortalidade, na maioria das vezes relacionadas á septicemia, infecções e outras complicações que pode surgir ao longo do período de tratamento11. Dependendo da localização, a queimadura pode causar sérias complicações neurológicas e oftalmológicas, daí a abordagem inicial do queimado ser essencial para o prognóstico a curto e longo prazo12.
Paciente compolitrauma é visto como portador de patologia única, e é considerando comocomplexidade do trauma a necessidade inicial rápida por contada multiplicidade e/ou das lesões. A conduta realizada é fundamental na rápida avaliação médica que possam trazer risco de vida para o paciente, com base na avaliação de oxigenação, lesões do sistema nervoso e movimentação dos membros, podendo causar um acompanhamento de possíveis complicações que pode levar á morte entre as primeiras 12 a 48 horas após o trauma13.
O politrauma pode ocorrer em 3 momentos: Imediato (segundos a minutos após a injúria): Ocorre divido laceração do cérebro, coração, vasos calibrosos. Segundo momento, morte precoce (minuto a varias horas após o trauma): Provocada por perda sanguínea, laceração do fígado, ruptura do baço. Finalmente a morte tardia: (vários dias a semanas após o trauma): Disfunção múltiplas de órgãos, sepses14.
De acordo com a resolução RDC nº63, de 06/07/2000, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde), Nutrição Enteral tem como ingestão de alimentação controlada de nutrientes, especialmente elaborada e formulada para uso via oral ou sonda, na sua forma isolada ou combinada, utilizada exclusivamente ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, visando a manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
A Terapia de nutricional enteral (TNE) tem como uma importância possibilidade de manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente e inúmera função fisiológica. Nos casos de pacientes graves, pode causar uma alteração na permeabilidade na parede intestinal e consequentemente levar á translocação bacteriana, podendo adquirir um quadro séptico.
A escolha da NE é complexa e requer o conhecimento clinico e nutricional, para tratar ou prevenir pacientes com desnutrição devida á ingestão oral insuficiente e/ou aumento das necessidades calórico – proteico. É fundamental para ás necessidades do paciente, e ter a certeza que o valor prescrito seja adequado para a sua recuperação.
...