PREPARO DE SOLUÇÕES BROMATOLOGIA UFPI
Por: richfroning • 18/3/2019 • Trabalho acadêmico • 755 Palavras (4 Páginas) • 393 Visualizações
[pic 1][pic 2]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: BROMATOLOGIA
CARLOS ALESSANDRO SANTOS MACHADO
PREPARO DE SOLUÇÕES
TERESINA-PI
2019
CARLOS ALESSANDRO SANTOS MACHADO
PREPARO DE SOLUÇÕES
PROFESSORA: Prof.Dra Karoline de Macedo Gonçalves Frota
ESTAGIÁRIOS DOCENTES –:Lays Arnaud Rosal Lopes Rodrigues
Denise Maria Nunes Lopes
Cyntia Regina Lúcio de Sousa Ibiapina
TERESINA-PI
2019
- INTRODUÇÃO
Uma solução consiste de dois componentes, um soluto (substância dissolvida) e um solvente (substância que dissolve o soluto), que podem estar em qualquer estado físico. Para experimentos de laboratório, são utilizadas principalmente soluções líquidas, obtidas pela dissolução de um soluto qualquer (seja ele sólido, líquido ou gasoso) em um solvente líquido.
A base hidróxido de sódio é um sólido branco, cristalino, altamente tóxico e corrosivo, com ponto de fusão igual a 318 °C. Ele é bastante solúvel em água, e quando em solução aquosa, sofre dissociação, liberando como único ânion a hidroxila (OH). Quando ocorre a dissolução ela é chamada de exotérmica, liberando energia na forma de calor.
No contexto de um laboratório, o preparo de soluções é uma técnica de grande importância, devido ao seu uso em uma série de procedimentos experimentais. Diante disso o objetivo do presente trabalho é caracterizar e identificar os aspectos envolvidos no preparo de soluções visando um desenvolvimento seguro e prospero das práticas laboratoriais
- METODOLOGIA
- Materiais
- Balança analítica
- Becker
- Piseta (Água destilada)
- Espátula
- Pipete
- Bastão Magnético
- Balão Volumétrico
- Bastão de Vidro
- NaOH 40%
- Agitador magnético
- Funil de vidro
- PROCEDIMENTOS:
- Realizada no Laboratório de Bromatologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a prática de preparo de soluções foi realizada da seguinte forma: pesou-se 100g de NaOH em um becker na balança analítica, utilizando-se da espátula para ir colocando as pequenas porções. Após pesar, foi acrescentando aos poucos o NaOH a um Becker juntamente a um bastão magnético e a 250 ml de água destilada (também colocada aos poucos), agitando a solução com o auxílio de um agitador magnético. Transferiu-se a solução para um balão volumétrico completando-o com água destilada. Após isso, transferiu-se para o âmbar com o auxílio de um funil de vidro.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO.
- Discussão:
Tratando-se de compostos inorgânicos, o solvente utilizado é quase sempre a água, e a massa do sólido a ser pesada depende da concentração da solução que se deseja preparar e do volume da mesma desejado.
O hidróxido de sódio (NaOH) é obtido a partir da eletrólise do cloreto de sódio e outros processos industriais. É solúvel em água e muito utilizado na fabricação de detergentes para a indústria de alimentos e uso doméstico.
O NaOH é muito utilizado em limpezas pesadas, mas deve-se tomar muito cuidado com a sua utilização, pois como ela é corrosiva, pode destruir os tecidos vivos e causar queimaduras graves. Deve ser guardada em frascos feitos de plástico por reagir lentamente com o vidro.
...