Relatorio Fisiologia Tipagem Sanguinea
Por: Débora Rangel • 2/3/2017 • Resenha • 370 Palavras (2 Páginas) • 812 Visualizações
Introdução
O sangue é um meio líquido que flui pelo sistema circulatório e seu deslocamento depende da ação cardíaca e vascular, nele são encontrados resíduos de metabolismo como suor, urina, etc. Seus vasos sanguíneos se originam no mesoderma e cada ser humano possui em média de 4 à 8 litros de sangue no corpo.
Nos embriões, os órgãos formadores de sangue são o saco vitelínico, fígado e baço. No adulto e na criança é encontrado na medula óssea.
As funções do sangue são de transporte de gases, defesa do organismo e homeotermia. Possui plasma sanguíneo e os elementos figurados que são, glóbulos brancos, plaquetas e hemácias.
Na aula prática do dia 20/02/2017 foi abordado como separar o plasma sanguíneo do soro (sangue sem anticoagulante), a tipagem sanguínea, visualização de células sanguíneas no microscópio óptico, explicações e recomendações para cada procedimento para obter-se um resultado satisfatório.
Objetivos
A aula prática teve como principais objetivos mostrar como obter a separação do soro e plasma sanguíneo, e analisar a tipagem do sangue estudado, demonstrando suas diferenças e procedimentos em cada processo realizado.
Materiais e Métodos
Materiais utilizados na aula prática:
• Microscópio óptico
• Sangue
• Vidrarias
• Lâminas e lamínulas
• Conta-gotas
• Centrífuga
Métodos utilizados:
Para a obtenção da tipagem sanguínea, separação de soro e plasma sanguíneo foi utilizado sangue de alunos voluntários do curso de Nutrição – 2 período da Faculdade de Educação de Bacabal – FEBAC. O colhimento do sangue foi a partir de injeção e feito por uma técnica em Enfermagem com todos os cuidados necessários para esse tipo de procedimento.
O sangue colhido foi colocado em tubos de ensaio e lâminas. Ao sangue das lâminas foram acrescentados antígenos A, B, AB e Rh e esperou-se a reação em cada lâmina para que pudesse ser obtido a tipagem deste sangue. Logo após as lâminas fora levadas aos microscópios em soluções de H2O, sódio e H2O, e soro fisiológico para que fossem observadas colorações e formas. O sangue dos tubos de ensaio fora para a centrífuga por cerca de 20min para ser mostrado que depois de ser centrifugado era possível diferenciar o soro, os glóbulos brancos e as hemácias que ficavam separados de forma nítida dentro dos tubos.
Após todos os procedimentos e estudo, os materiais foram descartados e armazenados de forma adequada e dentro das normas do Laboratório Multidisciplinar I.
...