DOENÇAS E PREJUÍZOS CAUSADOS POR CARRAPATOS NOS BOVINOS DE CORTE
Por: Júlio Correia • 15/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.421 Palavras (6 Páginas) • 382 Visualizações
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR VALE DO IGUAÇU
FACULDADE INTEGRADA DO VALE DO IGUAÇU
DOENÇAS E PREJUIZOS CAUSADOS POR CARRAPATOS NOS BOVINOS DE CORTE
Acadêmicos: Denis Ruan Correia
Guilherme Muller
Professora: Rosicler
Medicina Veterinária M1
UNIÃO DA VITÓRIA PR
16/03/2016
Acadêmicos: Denis Ruan Correia
Guilherme Muller
Professora: Rosicler
Medicina Veterinária M1
DOENÇAS E PREJUIZOS CAUSADOS POR CARRAPATOS NOS BOVINOS DE CORTE
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de conceito na disciplina de metodologia cientifica ministrado pelo professor (a) Rosicler
UNIÃO DA VITÓRIA PR
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1. Tema 4
1.2. Titulo 4
1.3. Justificativa 4
1.4. Problema 5
1.5. Objetivos 5
1.5.1. Objetivo geral 5
1.5.2. Objetivos específicos 5
2. REFERENCIAL TEORICO 7
2.1. Prejuízos econômicos causado pelo carrapato. 7
2.2. Controle do carrapato 7
2.3. Tristezas parasitária causada pelo carrapato. 7
2.4. Resistencia do carrapato aos produtos químicos 8
2.5. 9
3. Referencial Teórico 9
3.1. Tipo de pesquisa 9
4. Referencial bibliográfico 10
1. INTRODUÇÃO
1.1. Tema
As doenças e os diversos prejuízos causados pelo carrapato no rebanho de bovinos de corte.
1.2. Titulo
Doenças e prejuízos causados por carrapato nos bovinos de corte
1.3. Justificativa
O Brasil é o 5° maior país do mundo, com território de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão com cerca de 20% de área ocupada por paisagem, apesar de ser um país tropical possui uma grande variedade climática refletindo nos sistemas de produção pecuários, a tecnologia aplicada está cada dia mais presente nos rebanhos brasileiros. Os avanços são bastante visíveis de forma que ocupando exatamente a mesma área o rebanho brasileiro poderia dobrar com a implementação de ferramentas simples de manejo e tecnologias.
Já na sustentabilidade é importante ressaltar que o Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina no mundo, mantendo 68% da área de seu território com florestas preservadas. (FURLONG & PRATA, 2004)
A exportação de couro cresce somente em maio de 2014 o Brasil exportou mais de 258 milhões de dólares em couro. Uma história de tradição em curtimento que levou o Brasil ao patamar de segundo maior produtor e quarto maior exportador do mundo. Processo de produção de couro de qualidade começa no campo é a principal danificação do couro são por ectoparasitas como carrapatos, vermes, mosca de chifre.
Segundo Marques (2003 p. 261), o carrapato BOOPHILUS MICROPLUS mais especificamente é o ectoparasita mais encontrado no Brasil.
É um causador de grande gastos para os pecuaristas, este prejuízo chega dois bilhões de dólares em todo o Brasil, e porque ocorre este prejuízo Por dois fatores; o primeiro é de forma direta ao rebanho pelo efeito da sua picada e suas consequências irritabilidades, perda de sangue ocasionado redução de peso e na produção de leite, e também trazendo doenças e danificando o couro do animal.
Já o segundo gasto do pecuarista é o controle químico deste parasita trazendo a mão de obra e os danos ambientais decorrente do uso dos produtos.
Como já foi dito, os carrapatos são parasitas, ou seja, aquele que vive à custa de outro no caso dos animais, os danos seja segando o sangue do hospedeiro, seja desviando nutrientes para o preceito próprio. (MONTEIRO, 2011 p. 20)
Carrapatos trazem danos consideráveis além de sugarem o sangue do hospedeiro devolvem a ele líquidos em grande quantidade para o organismo e nestes líquidos são transferidos serias doenças, se não tratadas podem levar a morte, e ainda na tentativa do produtor de solucionar o problema, acaba usando irregularmente os carrapaticidas deixando a população de carrapatos mais resistentes trazendo prejuízo ao animal e ao produtor.
Deve ficar bem claro que no Brasil existe mais de 50 espécies de carrapatos, porém grande parte são encontrados em animais silvestres, e os mais comuns são encontrados em animais domesticados, como por exemplo, os cães bovinos e equinos. (G.M. URQUHART etal, 1996 p. 160)
E será citado mais especificamente sobre os bovinos, orientando que cada espécie de carrapato tem um ciclo com suas características e tem formas de combate diferente.
E será que inimigo é tão forte e resistente a ponto de não conseguirmos combate-lo de roubar dois bilhões de dólares por ano? A resposta é não, são os produtores que dão a força a ele, usando de forma errada os métodos de combate.
1.4. Problema
Quais as doenças e prejuízos causado por carrapatos nos bovinos de corte?
1.5. Objetivos
1.5.1. Objetivo geral
Analisar as doenças e o grande gasto econômico causado pelo carrapato BOOPHILUS MICROPLUS nos bovinos de corte,
...