Dia de Campo
Por: eeeevelyn • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.157 Palavras (9 Páginas) • 327 Visualizações
Tema: Dia de Campo
O Dia de Campo é um método eficiente para divulgar tecnologias práticas agropecuárias sustentáveis voltadas para o meio rural. O serviço de extensão rural foi implantado no Brasil em 1948 (EMATER-RJ, 1996). O movimento faz com que haja uma comunicação grupal que permite a troca de conhecimento, desperta e motiva os participantes o interesse em adotar novas práticas.
Esse método tem como objetivo despertar o público a importância econômica, social e ambiental de adotar novas tecnologias e práticas sustentáveis
Para a escolha do agricultor ou agricultora que terá sua unidade familiar como sede da realização do evento, devem-se observar os seguintes requisitos:
- Aunidade familiar de preferência deve ser acompanhada pelo IPA.
- A experiência se enquadra na categoria de trabalhos exitosos
- A tecnologia ou prática é adequada a agricultura familiar e inclui ações sustentáveis no âmbito social, econômico e ambiental.
O planejamento do Dia de Campo deve ser encarado com muita seriedade, pois é dele que depende todo o sucesso do evento. Na elaboração do planejamento, a equipe de coordenação deverá programar reuniões e envolver todos os que irão realizar o evento nas decisões quanto ao tema, à época de realização, aos conteúdos técnicos a serem priorizados, e à divulgação entre o público interessado.
Várias definições, escolhas e decisões deverão ser tomadas para culminar na realização do Dia de Campo, tais como:
- Local do evento, onde a comissão organizadora deve visitar o local do evento,
observando as condições da estrada, o acesso e a viabilidade.
- Escolha da data para a realização do Dia de Campo , onde o agricultor e sua família deverão ser consultados, sendo consideradas algumas variáveis, como a época do ano relacionada às estações de seca ou chuva, dia de feira no município, além de outros.
- O plano do Dia de Campo que é um documento que visa o acompanhamento e liberação de recursos para essa atividade pelo Departamento de Assistência Técnica – DEAT
- Definição das datas de reuniões e treinamentos com os guias e os instrutores, preparando assim cada um para a sua função, deverão ser incluídos treinamentos
com todos os envolvidos, para que todos estejam cientes das suas responsabilidades no Dia de Campo
- Eleger uma comissão organizadora do evento, composta por agricultores e agricultoras, extensionistas, parceiros e colaboradores A comissão organizadora
poderá ser distribuída entre os cargos de coordenação geral, instrutores e apoios administrativos
- Os coordenador(es) do Dia de Campo devem participar ativamente de todas as ações do evento, desde seu planejamento até sua completa execução. Todos os detalhes técnicos e administrativos devem ser do seu conhecimento, para que possa(m), de fato, direcionar e coordenar a execução das ações planejadas.
- Os instrutores são os principais atores para o êxito do Dia de Campo. As ações que os instrutores desenvolvem, antes e durante, são da maior importância para a execução do evento. Tem que ter fácil comunicação, firmeza nas informações e capacidade de controlar os imprevistos.
- O guia tem um papel todo especial, que é o de conduzir e coordenar cada grupo de participantes, durante o trajeto entre as estações e em todas elas.
- Uma, duas ou mais pessoas deve(m) atuar como recepcionistas e em local estratégico, receber e orientar os participantes sobre como será a sequência das estações, a começar pela inscrição
- O pessoal de apoio administrativo pode ser dividido em grupos que fiquem responsáveis:
- Pelo abastecimento de água/café, em local próximo à cada estação,
- Limpeza e organização dos banheiros.
- Manutenção dos serviços de apoio didático, em cada estação, se for o caso, para auxiliar o(a) instrutor(a) em alguma atividade prática.
- Auxiliares técnicos que ajudem na confecção e no preparo de material técnico e de divulgação. Tais como folhas soltas, folhetos, apostilas, placas informativas (recepção, banheiros, água )
11. Em local agradável e de fácil acesso, uma ou mais recepcionistas deverá se dedicar, exclusivamente, a inscrever os participantes e dar informações sobre a execução do evento e dos serviços de apoio – água, lanche, refeições etc.
As inscrições pode ser feita antes do dia do evento, utilizando-se diversos meios de comunicação (correios, telefone, “fax”, “e-mail” ) para facilitar a organização dos grupos no evento, pode-se seguir o exemplo a baixo:
Ex¹ - Cada grupo de participantes deve ter um número (“1”, “2”, “3”, “4”...) ou letra (“a”, “b”, “c”, “d”...), para facilitar o reconhecimento do seu grupo pelo guia e vice-versa. Neste caso, o guia deverá estar com o número ou letra numa placa ou em um crachá que corresponda ao seu grupo.
Ex:² Poderá ser providenciada uma camisa de cor diferente para cada guia ou até mesmo um detalhe e utilizar estas cores para a confecção do crachá dos participantes, visando à formação dos grupos por cores.
Esses exemplos pode facilitar a identificação do guia e dos componentes de cada grupo e a funcionalidade do Dia de Campo.
Á medida que os primeiros participantes começarem a chegar ao local do evento (os) as recepcionistas deverão iniciar as inscrições, coletando dados como nome completo, CPF/RG, nome da comunidade e do município do participante.
Quando se planeja um Dia de Campo, deve ter-se muita atenção sobre os seguintes aspectos:
- Quantas pessoas (em média) participarão do evento?
- Quais as características sociais, culturais e econômicas do público?
- Que organizações/instituições serão convidadas?
Estas e outras indagações e observações devem ser feitas e analisadas, cuidadosamente, para que a Comissão Organizadora tome decisões certas sobre o planejamento da metodologia a ser adotada.
Ter Deslocamento para todos os envolvidos e participantes do evento, a agua, comida, lanches, maquinas, equipamentos, também tem necessidade de transporte, com antecedência no evento.
- As estações são espaços distribuídos de forma sequenciada e organizada na unidade familiar. O número de estações varia em função do volume e especificidades das informações. No entanto, não deve programar-se mais que seis estações. O tempo necessário de cada estação deverá ser entre 20 a 30 minutos para cada uma delas. As estações devem ser organizadas e instaladas em uma sequencia lógica, abordando os principais aspectos ou etapas do tema proposto. Tem que haver uma distancia para que um não interfira na outra.
- Conteúdo técnico a ser abordado por estação deve estar em consonância com o tema central do Dia de Campo. Para a escolha do que será abordado em cada estação, deve-se levar em consideração os aspectos mais relevantes do tema escolhido que poderá ser apresentado de forma teórica e prática.
- Todo material didático disponibilizado aos participantes como apostilas, folhetos, folders, entre outros, deverão ter a melhor qualidade possível, em termos técnico-científicos e de impressão.
- Os Recursos financeiros deverão ser realizados cálculos detalhados de todas despesas, como por exemplo: deslocamento, combustível, materiais técnicos/didáticos, alimentação, divulgação etc.
- A alimentação é um item tão importante quanto às outras ações do Dia de Campo e deve ser planejada desde o fornecimento de água, café, lanche, até almoço e jantar, dependendo do horário de realização do evento. É importante considerar a dimensão do trabalho com o preparo e ou distribuição da alimentação.
- Deve ter muito cuidado na escolha, preparo e instalação dos recursos audiovisuais a utilizar em cada estação. Geralmente, no campo. Outros recursos poderão ser usados, (dependendo, sobretudo, do ambiente da estação)
SUGESTÃO:
Deverão ser colocadas quantas placas forem necessárias para que os condutores dos veículos visualizem o caminho, até chegar à unidade familiar/estação experimental.
- Algumas parcerias podem ser formadas para a realização do evento. Neste caso, devem-se considerar possíveis parcerias em capital, materiais e ou serviços, junto a diferentes entidades interessadas na realização do Dia de Campo.
- O Dia de Campo deverá ser realizado entre duas e quatro horas, condicionado ao número de participantes e de estações. Para decidir corretamente, deve-se considerar: horário do início da chegada dos participantes; tempo necessário em cada estação entre outros.
Como forma de avaliar o Dia de Campo “Alternativas para Agricultura Familiar” como ferramenta de comunicação e extensão rural para pequenos agricultores foi sistematizado o interesse de adoção das alternativas apresentadas pelos grupos presentes no evento, através da demanda por serviços de ATER destes grupos à equipe organizadora, sobre as alternativas apresentadas.
...