O Segmentação e Gastrulação
Por: Ulnisse Macamo • 5/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.582 Palavras (7 Páginas) • 607 Visualizações
[pic 1]
Universidade Eduardo Mondlane
Faculdade de Veterinária
Curso de Medicina Veterinária
Embriologia
Tema: Segmentação e Gastrulação em Anfíbios
Discente: Docente:
Ulnisse Chinavanhane Langa Macamo Dr. Simone Issaca Magalo
Maputo, Setembro de 2017
- Índice
1. Introdução 3
2. Objectivo geral 4
2.1 Objectivos Especificos 4
3. Metodologia 4
4. Segmentação - Definição 5
4.1 Tipos de Segmentação 5
5. Classificação da clivagem quanto ao tipo de vitelo 5
5.1 Segmentação holoblástica 5
6. Segmentação em Anfíbios (características) 6
7. Gastrulação - Definição 7
8. Tipos de Gastrulação 7
9. Conclusão 8
10. Referências Bibliográficas 9
Introdução
O presente trabalho é de carecter de pesquisa referente ao tema Gastrulação e Segmentação, ambos fazem parte do desenvolvimento embrionário.
Importa citar que a segmentação corresponde a divisão do zigoto em um certo número de células denominadas de blastômeros. A segmentação termina com a formação de uma figura embrionária chamada de blástula. O tipo de segmentação é determinada pela quantidade de vitelo existente no zigoto. Sendo substância inerte, o vitelo, quando em grande quantidade, pode dificultar ou mesmo impedir a segmentação total do zigoto.
Enquanto que a gastrulação corresponde aos movimentos de células e tecidos altamente coordenados pelo qual as células da blástula são dramaticamente rearranjados e ganham novas posições e células vizinhas, estruturando um plano corpóreo de múltiplas camadas do organismo
Objectivo geral
- Segmentação e Gastrulação em Anfíbios
Objectivos Especificos
- Segmentação (Definição)
- Características
- Tipos
- Classificação
- Gastrulação (Definicão)
- Características
- Tipos
Metodologia
Usando o método de pesquisa bibliográfica, durante 7 dias, o grupo reuniu todo material referenciado neste trabalho, todos conhecimentos adquiridos durante as aulas, foram uma base para o inicio do mesmo. alguns aspectos julgados cruscias fez-se a questão de se citar, para dar mais ênfase ao carácter da informação levantada.
Segmentação - Definição
Em Embriologia, Segmentação são várias divisões contínuas em zigotos diferentes pelo qual passa o corpo de um animal durante o seu desenvolvimento, resultando em células denominadas blastômeros.
A segmentação inicia-se quando o zigoto (ou ovo, o óvulo fecundado), que é uma única célula se começa a dividir em várias células, para formar o embrião. Estas células-filhas são, de início, iguais, mas em pouco tempo elas começam a diferenciar-se, para formar os vários tecidos e órgãos do novo indivíduo.
Em morfologia, o termo se refere à divisão do corpo de alguns animais em partes semelhantes, como no caso dos anelídeos (minhocas), que têm o corpo visivelmente dividido em segmentos, ou em partes distintas, como no caso dos artrópodes. Alguns autores discordam que se deva chamar segmentação à divisão do corpo dos artrópodes (como os insetos e os crustáceos), que têm o corpo dividido em duas ou três partes - por exemplo, cabeça, tórax e abdómen - que se denominam tagmata. Cada uma destas partes é geralmente formada por vários segmentos, embora nem sempre sejam facilmente distinguíveis.
Tipos de Segmentação
No Reino Animal, a diferença na quantidade e na distribuição do vitelo no ovo determina diferenças na segmentação, menor a velocidade de divisão. Em função disso, podemos considerar dois tipos básicos de segmentação:
• Holoblástica - que ocorre no zigoto todo;
• Meroblástica - que ocorre só em parte do ovo.
Holoblástica (ou total) igual: a celula lula-ovo divide-se, formando blastômeros de tamanhos semelhantes.
Holoblástica desigual: durante a segmentação, o pólo animal divide-se mais rapidamente, originando blastômeros menores, os micrômeros; por outro lado, no polo vegetativo, os blastômeros ficam maiores, e formam os macrômeros.
Meroblástica discoidal: nem todo zigoto sofre a divisão.
Aeropástica: apenas a superfície do zigoto sofre divisão.
Classificação da clivagem quanto ao tipo de vitelo
As divisões que ocorrem durante a segmentação denominam-se clivagens, e as células que se formam são chamadas blastômeros.
Segmentação holoblástica
A segmentação holoblástica ocorre nos alécitos, nos isolécitos (ou oligolécitos) e nos heterolécitos, e pode ser subdividida em três tipos, com base no tamanho das células que se formam a partir da terceira clivagem (quando muda o plano de divisão celular):
- Holoblástica igual, na qual se formam, com a terceira clivagem, oito blastômeros iguais; ocorre nos ovos alécitos e em alguns oligolécitos;
- Holoblástica desigual, na qual se formam, com a terceira clivagem, blastômeros de tamanhos diferentes (quatro menores: micrômeros; e quatro maiores: macrômeros); Ocorre em todos os ovos heterolécitos e em alguns oligolécitos;
- Holoblásticas subigual, um tipo de segmentação desigual em que os blastômeros não diferem muito entre si quanto ao tamanho, ocorre em alguns ovos isolécitos.
- Meroblástica discoidal: as divisões ocorrem apenas na região da cicatrícula (no polo animal) , formando um disco de células, ocorre nos telolécitos.
- Meroblástica superficial: as divisões ocorrem apenas na superficie da célula do ovo, ocorre no ovos centrolécitos.
Segmentação em Anfíbios (características)
A segmentação é holoblástical desigual; rápida, durando cerca de 24 horas. Os sulcos da 1a e da 2a divisões começam no polo animal e diminuem em direcção ao polo vegetal). Os micrómeros junto ao polo animal e os macrómeros junto ao polo vegetativo. O Sulco da 3a divisão é perpendicular a anterior (dividindo em 4 micrómeras e 4 macrómeras. Chega ao estadio de mórula aos 16 a 64 blastômeros, sendo de 5a a 6a divisões.
...