Passo a passo da anestesia em centro cirúrgico
Por: Camis11 • 21/11/2017 • Seminário • 409 Palavras (2 Páginas) • 465 Visualizações
MPA:
pega a ficha e avalia a situação do animal; chama o proprietário e paciente; enquanto isso, alguém vai preenchendo a ficha anestésica e examinando o animal (FC, FR, TPC); se o peso do animal não for recente, pesa; escolhe o protocolo; faz a contenção do animal; aplica IM e marca o horário da adm; cinco minutos de silêncio e o animal na situação mais tranquila possível; faz a contenção para a realização da tricotomia para acesso de veia; se o animal permitir já faz tricotomia da área cirúrgica (preferencialmente), mas caso o animal esteja muito agitado realiza após anestesia (nesse caso conferir a máquina de trico no centro); escolha do cateter, 2 pedaços de esparadrapo, algodão com álcool, escolha da fluido; canula; leva animal para centro cirúrgico com a toalha do humv.
Centro cirúrgico:
ligar estabilizador, computador e ar condicionado; abrir programa de eletro, adicionar dados do paciente; conferir o oxigênio; montar circuito anestésico; escolher a sonda endotraqueal (conferir se ta completa); conferir seringa de inflar cuff; duas gazes (uma estirada), elástico, esteto esofágico, laringoscópio, spray de lidocaína para gatos (1 vez!!!!), álcool líquido para Eletro.
Calcula a dose de propofol e puxa previamente, mantendo no isopor. Quando paciente chegar, adm metade da dose e vai avaliando reflexos para vê se precisa mais ou não (30 seg para começar efeitos); CONFERE RESPIRAÇÃO; uma vez anestesiado, coloca na posição; entuba, prende a sonda e infla cuff; liga o oxigênio e conecta sonda ao circuito; liga o vaporizador; CONFERE RESPIRAÇÃO; amarra o animal; conecta os eletros, molha com álcool; coloca esteto esofágico; testa reflexos, se profundo autoriza os procedimentos de assepsia e início da cirurgia.
Marca o início e fim da cirurgia; Monitora a cada cinco minutos, lembrando que: alterações de até 20% nos parâmetros são normais e aceitáveis!, parada respiratória merece atenção, mas não desespero! (caso ocorra, estabelece a ventilação mecânica a cada 10 seg), alterações significativas na FC devem ser contornadas inicialmente com aumento ou diminuição do ISO.
Calcula a dose de Maxican e cefalotina (as doses e concentrações estão anotadas em um bloquinho) anota na ficha e aplica.
Encerrada a cirurgia desliga o isso; desconecta o circuito; desliga o oxigênio, desinfla o cuff; retira os eletros e esteto esofágico e espera o animal apresentar os reflexos novamente para extubar. Deixa a ficha na mesa do cirurgião. Espera o animal se recuperar, põe na caixinha e aguarda a autorização do cirurgião para entregar ao proprietário. Desliga os aparelhos e arruma centro cirúrgico.
...