Técnico em Agropecuária Projeto Profissional do Jovem
Por: realmoveis • 24/7/2024 • Projeto de pesquisa • 2.771 Palavras (12 Páginas) • 65 Visualizações
[pic 1]Escola Família Agrícola Nossa Senhora Maria Rosa Mística
Curso de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
Técnico em Agropecuária
Projeto Profissional do Jovem
(PPJ)
Sucupira do Norte – MA
2022
PABLO DE OLIVEIRA SANTOS
Extrativismo de Pequi
(EP)
[pic 2]
Sucupira do Norte – MA
2022
Dados de Identificação
Titulo
Extrativismo de pequi
Proponente
Pablo de Oliveira
Endereço
Povoado Aldeia/ Balsas – MA
Telefone
(99)8533-0864
Instituições Parceiras
Escola Família Agrícola Nossa Senhora Maria Rosa Mística
Banco do Nordeste
Coordenador do projeto
Pablo de Oliveira Santos
Público Alvo
População em geral
Valor Total
R$50.937,19
Período de Execução
2023 – 2025
Equipe de elaboração
Pablo de Oliveira Santos
Ildomar Carvalho
Josenilda Ribeiro
Sumário
INTRODUÇÃO 5
OBJETIVOS 6
JUSTIFICATIVA 7
METODOLOGIA 8
METAS 9
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 2023 10
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 2024 10
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 2025 10
ORÇAMENTO CONSOLIDADO 2023 11
ORÇAMENTO CONSOLIDADO 2024 12
ORÇAMENTO CONSOLIDADO 2025 12
RENTABILIDADE 2023 13
RENTABILIDADE 2024 13
RENTABILIDADE 2025 13
PRODUTO 15
INTRODUÇÃO
O fruto do pequizeiro apresenta gosto inconfundível, tendo seu nome ligado ás suas características botânicas, e etimologicamente ligadas à língua tupi: py=casca e qui=espinho. Contém normalmente entre 1 e 4 caroços por fruto, o caroço é composto por um endocarpo lenhoso com inúmeros espinhos, contendo internamente a semente, ou castanha, e envolta por uma polpa de coloração amarela intensa, carnosa e com alto teor de óleo.
O óleo de pequi é rico em Vitamina A e traz diversos benefícios para o organismo, proteção cardiovascular, redução de damos no DNA das células, menos estrese oxidativo (quando a prática de exercícios físicos é de longa duração e intensidade), prevenção de doenças degenerativas, também possui ácidos graxos que ajudam a manter a pele nutrida e hidratada.
O pequi é nativo do cerrado brasileiro com safra entre outubro e janeiro, e ele ocorre nos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.
Será colhido manualmente o pequi por diaristas, onde os mesmos farão a extração em um galpão que contara com uma cozinha industrial e todo o equipamento para realizar a extração do óleo, onde serão colocados em recipientes de 1L que serão armazenados.
O presente projeto tem como principal objetivo colher pequis para retirar as poupas e realizar a extração do óleo.
A problemática a ser enfrentada será a falta do produto em certa época do ano e a solução vai ser colher o suficiente para produzir e estocar, para comercializa o ano todo.
Ao todo, o investimento do projeto será em torno de R$50.937,19 durante os três anos estimados para a execução.
OBJETIVOS
Geral
- Colher Pequis para retirar as poupas e realizar a extração do óleo.
Específicos
- Aumentar a renda familiar;
- Suprir as necessidades dos mercados de Balsas e círculo vizinho;
- Gerar novos empregos;
JUSTIFICATIVA
O projeto será implantado na chácara Três Irmãos a 35 Km da cidade de Balsas e a 915 Km da capital São Luís, a propriedade contará com 3ha. O extrativismo do Pequi vai gerar novos empregos, contara com 6 diaristas. A problemática a ser enfrentada será a falta do produto em certa época do ano e a solução vai ser colher o suficiente para produzir e estocar, para comercializar o ano todo.
METODOLOGIA
O extrativismo de Pequi para a extração de óleo será implantado na chácara três irmãos a 5 Km do Povoado Aldeia, 35 Km de Balsas que possui o maior centro consumidor e a 915 Km da Capital São Luís. Será utilizado o pequi (Caryocar brasiliense camb), contará com diaristas para a colheita e a retirada da polpa do pequi, o mesmo será colhido nos meses de outubro e novembro, será construído um Galpão onde contara com uma cozinha industrial, contendo: panelas, colheres, recipientes de 1L onde o óleo será colocado e estocada em uma câmera fria.
A extração do óleo do Pequi será feita de modo artesanal, com água quente, que se inicia tirando a casca dos frutos e colocando-os para cozinhar por 40 minutos em uma temperatura de 45 Cº. Após o cozimento, a água é separada dos frutos com uma escumadeira, deixando-os esfriar. Depois, os frutos serão colocados em uma gamela e inicia-se o processo de maceração. Para facilitar a coagulação da gordura. A maceração tem o objetivo soltar a polpa do caroço que será feito manualmente, com um pilão. Durante o processo, serão adicionadas pequenas quantidades de água gelada para que o pilão deslize mais facilmente para indicar o termino do processo, a gordura liberada ficara suspensa. Logo após a gordura será levada ao fogo para eliminar o restante da água. Após obter o óleo será colocado nos recipientes.
...