A AIDS (sigla formada pelas iniciais da expressão inglesa Acquired Imunodeficiency Syndrome: síndrome da imunodeficiência adquirida) é determinada pela ação do HIV (vírus da imunodeficiência Humana).
Por: marcopassos • 11/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.076 Palavras (9 Páginas) • 971 Visualizações
1.0 A AIDS
A AIDS (sigla formada pelas iniciais da expressão inglesa Acquired Imunodeficiency Syndrome: síndrome da imunodeficiência adquirida) é determinada pela ação do HIV (vírus da imunodeficiência Humana).
[pic 1]
O HIV invade e destrói os linfócitos T,também chamados de células CD4.Esses linfócitos são glóbulos brancos ou leucócitos do sangue associados com a produção de anticorpos e com a atividade fagocitária de outros glóbulos brancos.
Os testes normalmente utilizados para detectar a presença do HIV no organismo indicam a presença do vírus somente quando o sangue da pessoa contaminada apresenta um determinado nível de anticorpos. Isso ocorre, em geral, entre seis semanas e seis meses após a contaminação.
No início da infecção, algumas pessoas manifestam sintomas que podem desaparecer em alguns dias. Outras não apresentam nenhum sintoma.
Quando a redução da taxa de linfócitos T no sangue atinge determinado nível (algo em torno de 200 células CD4 por mm3 de sangue),em geral alguns anos após a contaminação ,o sistema imune torna-se muito debilitado e o organismo fica exposto ao desenvolvimento de várias doenças denominadas oportunistas(como a monilíase,ou “sapinho”,causada pelo fungo cândida albicans),já que geralmente não se manifestam em pessoas sadias.É a fase em que surgem os sintomas que incluem ,por exemplo, febre, diarreia, emagrecimento, inchaço de linfonodos e fadiga acentuada.A pessoa infectada apresenta também tendência a desenvolver certos tipos de câncer,como sarcoma de Kaposi.As doenças oportunistas instaladas no organismo podem provocar infecções severas e levar o indivíduo a morte.
2.0 CONTÁGIO E PREVENÇÃO DA AIDS
O HIV pode ser contraído de diversas maneiras.
No mundo todo tem se destacado o contágio pelo ato sexual sem o uso de preservativo (“camisinha”),pois o HIV é transmitido principalmente através do sangue, secreções vaginais e esperma contaminados. Mesmo fora do organismo, o vírus da AIDS mantém uma capacidade de sobrevida de, no mínimo, duas horas. Assim, um indivíduo infectado pode transmitir o vírus não só através de relações sexuais(vaginal e anal)como também por transfusões sanguíneas e seringas contaminadas.
A única maneira de não contrair o vírus do HIV é pela prevenção, que consiste basicamente em:
*Uso de preservativos nas relações sexuais
*conhecimento prévio, nas transfusões de sangue doado, através de testes realizados pelos bancos de sangue, capazes de detectar sangue contaminado pelo HIV;
*Esterilização de materiais cirúrgicos e odontológicos, de agulhas e seringas ou, de preferência, utilização de agulhas e seringas descartáveis;
*Não utilizar instrumentos cortantes em uso comunitário;
*Evitar gravidez e amamentação, no caso de mulheres portadoras do HIV.
Ainda não existem vacinas nem medicamentos específicos para curar a aids. No entanto, alguns remédios podem retardar a evolução dessa enfermidade. por exemplo, o AZT (zidovudine) e o 3TC(lamivudine)São inibidores da enzima transcriptase recersa, essencial para que o RNA viral comande a síntese de DNA.já outros medicamentos atuam como inibidores da enzima protease, essencial para a formação da cápsula proteica do HIV.
Nós chamamos coquetéis antivirais, é comum a utilização desses inibidores combinados. Entretanto, embora eficazes, esses coquetéis, podem provocar efeitos colaterais consideráveis como, por exemplo, diarreia, náusea e anemia.
2.1 ASSIM PEGA HIV/AIDS
- Sexo na vagina sem camisinha
- Sexo oral sem camisinha
- Sexo anal sem camisinha
- Uso de seringa por mais de uma pessoa
- Transfusão de sangue contaminado
- Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
- Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
2.2 ASSIM NÃO PEGA HIV/AIDS
- Sexo desde que se use corretamente a camisinha
- Masturbação a dois
- Beijo no rosto ou na boca
- Suor e lágrima
- Picada de inseto
- Aperto de mão ou abraço
- Sabonete/ toalha/ lençóis
- Talheres/ copos
- Assento de ônibus
- Piscina
- Banheiro
- Doação de sangue
- Pelo ar
3.0 SINTOMAS DA AIDS
Os primeiros sintomas observáveis para a aids são fraqueza, febre, emagrecimento, diarreia prolongada sem causa aparente. Na criança que nasce infectada, os efeitos mais comuns são problemas nos pulmões, diarreia e dificuldade no desenvolvimento.
4.0 TRATAMENTO DA AIDS
Ainda não existe vacinas nem tratamento específico para a AIDS. No entanto, alguns remédios podem retardar a evolução dessa enfermidade. Por exemplo, o AZT (zidovudine) e o 3TC(lamivudine) são inibidores essenciais para que o RNA viral comande a síntese do DNA. já outros medicamentos são atuam como inibidores da enzima protease, essencial para a formação da cápsula proteica do HIV. Nos chamamos de coquetéis antivirais.
5.0 A DENGUE
A dengue é causada por um vírus pela picada da fêmea de dois tipos de mosquitos: do Aedes aegypti e do Aedes albopictus, este ultimo conhecido pelo nome de “tigre asiático.
No Brasil o principal transmissor da dengue é o Aedes aegypti, um mosquito escuro, pequeno e delgado, que possui hábitos diurnos e vive dentro ou nas proximidades da habitações humanas. O Aedes egypty se reproduz na água parada, como lagos, poças de água, vasos, pneus velhos jogados em quintais.
[pic 2]
O vírus da dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmo sintomas.
Quando uma pessoa é infectada com um determinado tipo de vírus, cria anticorpos no seu organismo e não irá mais contrair a doença por esse mesmo vírus, mas ainda pode ser infectado pelos outros três tipos. Isso quer dizer que só é possível pegar dengue quatro vezes.
...