A Anatomia Humana Sistema Digestório
Por: cezarcp • 8/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.337 Palavras (6 Páginas) • 1.632 Visualizações
Anatomia Humana Sistema digestório
- Cite as estruturas anatômicas que compõe o trato digestório.
R: Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
- A boca contém três pares de glândulas. Quais são elas e quais as funções destas glândulas?
R: Glândulas parótidas: estão localizadas adiante e abaixo das orelhas, entre o músculo masseter e a cútis.
- Glândulas submandibulares: localizadas no soalho da boca, sob a raiz da língua.
- Glândulas sublinguais: localizada na região anterior ás glândulas submandibulares.
Elas possuem a importante função de liberar um líquido chamado de saliva. Esta é formada por 99,5% de água e 0,5% de solutos.
A saliva possui uma importante função de atuar na dissolução dos alimentos, possibilitando que estes possam ser degustados. A saliva também dá início ao processo de digestão dos alimentos.
Uma das enzimas presentes na saliva é a amilase salivar, que é responsável por começar o processo de digestão dos carboidratos na boca.
Outra enzima, também muito importante, presente na saliva é a lisozima. Esta enzima atua no combate às bactérias presentes na boca, protegendo-a contra infecções. A lisozima também é importante para
Evitar a formação e desenvolvimento de cáries nos dentes.
- Um indivíduo engasgou-se com o alimento. Em relação à passagem do alimento pela faringe, o que você pode concluir com este fato?
R: Pode se concluir que por alguma perturbação, a epiglote não fechou na hora certa, fazendo com que o bolo alimentar se deslocasse para o canal errado, a laringe, ocasionando um engasgo.
- Qual a função do esôfago?
R: Sua principal função é levar os alimentos até o estômago.
- Por que um paciente sedado ou tetraplégico não consegue realizar o movimento de deglutição?
R:Por que a deglutição depende de movimentos voluntários do corpo, o qual é impossibilitado nessas situações.
- Descreva o movimento peristáltico.
R: Os movimentos peristálticos, também conhecidos como peristaltismo, consistem e movimentos involuntários realizados pelos órgãos do tubo digestivo (intestinos e esôfago). Esses movimentos são responsáveis por fazer com que o bolo alimentar caminhe ao longo destes, para que a digestão ocorra no devido local.
- Quais são os 2esfincteres que fecham o estômago?
R: Cárdia no inicio e Piloro no final.
- Explique como as células do estômago não são destruídas pelo seu PH extremamente ácido.
R:As células do estomago produzem um muco alcalino que protegem o estômago de possíveis lesões com o ácido.
- Quais são as funções do estômago?
R: O estômago desempenha um papel central na digestão dos alimentos. Quando o alimento é deglutido, ele desce pelo esôfago e chega ao estômago. Os músculos do estômago misturam os alimentos e liberam o suco gástrico que ajuda na digestão dos mesmos. Em seguida o alimento passa ao intestino delgado para a digestão adicional.
- Quais são as divisões do intestino delgado?
R: Esse órgão pode ser dividido em duodeno, jejuno e íleo.
- Onde a bile é produzida? E armazenada?
R:O fígado produz a bile, que passa pelos canais hepáticos e chega à vesícula biliar onde é armazenada.
- Uma pessoa que não possui vesícula biliar, tem alguma sequela?
R: Não, a pessoa vai ter uma vida normal, no inicio, logo após a operação a pessoa pode se sentir mal ao comer comidas gordurosas, talvez seja necessário ter maior cuidado na alimentação, mas segundo os médicos esse sintoma é passageiro.
- O intestino delgado possui aspectos estruturais que favorecem a absorção de nutrientes. Que aspectos são estes?
R: O intestino delgado é onde ocorre a maior parte da digestão e da absorção dos nutrientes. Ele tem de 3 a 4 metros de comprimento e está dividido em 3 partes: duodeno, jejuno e íleo, que absorvem os seguintes nutrientes: Gorduras; Colesterol; Carboidratos; Proteínas; Água; Vitaminas: A, C, E, D, K, complexo B; Minerais: ferro, cálcio, magnésio, zinco, cloro.
- Cite as funções do intestino delgado.
R: Sua principal função é absorver os nutrientes necessários para o corpo humano.
- Como se divide o intestino grosso?
R: O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: Ceco (cecun), Colo (cólun) (Ascendente, Transverso, Descendente e Sigmoide), Reto e Ânus.
- Quais são as funções do intestino grosso?
R:As funções do intestino grosso são as seguintes: absorção de água e de certos eletrólitos; síntese de determinadas vitaminas pelas bactérias intestinais.
- Quais são os órgãos acessórios do trato digestório?
R: O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
- O fígado é uma glândula. Quantos lobos o fígado possui? Cite 3 funções do fígado.
R: possui quatro lóbulos: o direito (o maior), o esquerdo, o quadrado, e o caudado, sendo totalmente recoberto pelo peritônio (membrana que reveste a cavidade visceral), sendo irrigado pela artéria hepática, receptando sangue arterial do baço e do intestino pela veia porta.tem função de metabolização de nutrientes, metabolização de substâncias toxicas e produção de bile.
- Quais são as funções do pâncreas?
R: Possui duas funções principais: a secreção de um líquido que contém enzimas digestivas para o interior do duodeno e a secreção dos hormônios insulina e glucagon, os quais são necessários para metabolizar o açúcar para a corrente sangüínea. Esse órgão também secreta grandes quantidades de bicarbonato de sódio para o duodeno, o qual neutraliza o ácido proveniente do estômago. Essa secreção de bicarbonato de sódio flui através de um ducto coletor que avança ao longo do centro do pâncreas (ducto pancreático).
...