A IMUNOCROMATOGRAFIA TESTE RÁPIDOS (REMOTOS)
Por: João Teixeira • 31/10/2018 • Trabalho acadêmico • 314 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
IMUNOCROMATOGRAFIA
TESTE RÁPIDOS (REMOTOS)
O interesse por testes rápidos tem aumentados, por serem realizados “near the pattient”, cuja tradução, parece ser “na cabeceira do paciente”. Esses testes dispensam o uso de um reagente adicional ou equipamentos e a presença de técnico especializado. Eles são considerados testes de triagem, com elevada sensibilidade e custo.
Alguns deles são testes enzimáticos químicos, como o de glicemia, e outros são imunológicos, como teste de gravidez. Ambos são de uso fácil, disponível em drogarias e farmácias.
Em ambientes extralaboratório, pode ser feito teste de pesquisa de antocorpos anti-hiv, detecção de elevados níveis de troponina etc.
Um dos métodos imunológicos pode-se usar corante insolúvel, como ouro coloidal (róseo) ou prata coloidal (azul-marinho) como revelador do complexo antígeno-anticorpo. O corante é usado ligado a antígeno ou imunoglobulinas, como é insolúvel, pode ser colocado próximo ao local onde se aplica a amostra, que sendo aquosa irá possibilitar a migração da amostra e do conjugado.
O sistema é feito por uma base de membrana de nitrocelulose ou de náilon coberta por acetato transparente para facilitar a visualização do teste. O antígeno ou o anticorpo é fixado na membrana de nitrocelulose na forma de linhas ou pontos o restante da membrana é bloqueado com proteínas inertes.
Para detecção de antígenos podem ser usados anticorpos fixados na linha de captura e como conjugados um segundo anticorpo conjugado ao corante. A amostra se liga ao conjugado colorido e após a migração por cromatografia a formação do imunocomplexo é revelada pelo depósito do corante coloidal na linha de captura.
Para detecção de anticorpos a amostra deve estar em excesso e quantidade limitada de antígenos marcado com corante para migrar com anticorpo da amostra. O complexo é formado na linha de captura contendo também o antígeno especifico.
Para assegurar a qualidade dos reagentes e a realização adequada, os testes utilizam controle interno, como nos testes imunoenzimáticos. Ú
...