A INFLUÊNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho Escolar: A INFLUÊNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: PAULALAURA • 1/6/2014 • 4.006 Palavras (17 Páginas) • 853 Visualizações
RESUMO
O presente artigo destaca o jogo como uma parte vital no ensino da matemática. Expõe os jogos didáticos como uma ferramenta de ensino para os professores de uma forma que os alunos possam interagir, participar, compreender e obter conhecimentos na disciplina de matemática resultando em raciocínio-lógico. A ciência da pedagogia há muito tempo estabeleceu a importância do jogo no processo de ensino. Os educadores estão implementando cada vez mais os jogos didáticos no auxílio do aprendizado, o que anteriormente era somente para preencher o tempo. No entanto, a busca do conteúdo do jogo e de que forma aplicar continua a ser um desafio. O artigo faz uma coleta das idéias de grandes autores que estudaram a temática e de professores que implementaram os jogos didáticos para o aprendizado, propõe forma para a utilização dos jogos em sala de aula com o objetivo de alcançar a motivação dos alunos melhores resultados na disciplina de matemática.
Palavras-chave: Jogos Didáticos. Matemática. Raciocínio-Lógico.
This article highlights the game as a vital part in the teaching of mathematics.
Exposes didactic games as a teaching tool for teachers in a way that students can interact, participate, understand and obtain knowledge in the discipline of mathematics resulting in logical-reasoning. The science of pedagogy long ago established the importance of the game in the teaching process. Educators are implementing increasingly didactic games in the learning assistance, what was previously only to fill the time. However, the pursuit of game content and how apply remains a challenge. The article is a collection of ideas from great authors who have studied the subject and teachers who have implemented the educational games for learning, offers a way for the use of games in the classroom with the goal of achieving motivation of students better results in the discipline of mathematics.
Keywords: Didactic Games. Mathematics. Raci ...
INTRODUÇÃO
No presente artigo será analisado a influencia da arte no desenvolvimento dacriança na sua infância e as contribuições que a arte trará na sua educação, visando estimular a criança e desenvolver o potencial criativo do indivíduo.
A arte na Educação infantil tem papel fundamental na construção de um indivíduo crítico diante da sociedade, fornecendo-lhe experiências que o ajudará a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca.
O professor por sua vez deve aproveitar essa fase de magia e fantasia e oferecer condições que estimule a criatividade, pesquisa e criação da criança, fazendo com que a criança perceba e dê valor aos hábitos, costumes e o modo de pensar e agir de outros povos. Para isso é necessário que o educador tenha uma ampla visão e possa usar a arte como instrumento para abrir portas do conhecimento, para isso é preciso pensar em uma nova metodologia.
De acordo com Edith Derdyk, “a criança, ser global, mescla suas manifestações expressivas: canta ao desenhar, pinta o corpo ao representar, dança enquanto canta, desenha enquanto ouve histórias, representa enquanto fala”. A criança é livre para pensar, fantasiar no seu próprio mundo.
É necessário começar desde cedo a educar o olhar da criança desde a Educação Infantil, pois na infância a criança começa na fase de descobertas, vivenciar mundos de magia e aventuras. Contudo essa mesma arte ainda não vem sendo valorizada e ensinada da forma como deveria ser para crianças e adolescentes no Brasil. E é essa visão que vários autores citados neste artigo têm a respeito desta arte que tem tanto a contribuir para odesenvolvimento da educação.
Para Ferraz e Fusari (1999, p. 16), “a arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo”. Assim, o propósito deste artigo é explicar qual a importância da Arte para a criança e sua influencia como adulto.
A Arte a Criança e o Professor
Devemos considerar que a arte e seus elementos estão presentes em nosso dia a dia; não devendo ser vista como meio de oportunizar prazer às crianças, para trabalhar a coordenação motora ou para enfeitar as salas de aulas, mas ao contrário, deve-se trabalhar a arte como contribuição para a construção do conhecimento sensível da criança, já que contribui também, para a educação do olhar desta, e ajuda a ampliar suas leituras de mundo.
Os seres humanos são dotados de criatividade e possuem a capacidade de aprender e de ensinar. A criatividade da criança precisa ser trabalhada e desenvolvida, e é por meio do trabalho realizado com a arte nas escolas que isso será possível, pois, nas palavras de Buoro (2000, p. 39) “Arte se ensina, Arte se aprende”.
O desenho é para a criança um campo imaginário e sonhador. Nós, educadores, precisamos estar atentos e considerar a individualidade de cada educando, levando-se em conta a fase de desenvolvimento do trabalho artístico de cada um. Afinal, a expressão gráfica da criança varia com a idade, o meio, os estímulos e as vivências próprias.
Edith Derdik (1989), alerta sobre o quanto os imaginários infantis estão sendo mediados eformulados pelas diversas produções culturais, dizendo que:
Cada vez mais a conduta infantil é marcada pelos clichês, pelas citações e imagens emprestadas. “A TV traz o mundo para você”. O imaginário contemporâneo é entregue a domicílio. A criança é submetida a um profundo condicionamento cultural, e é sobre estes conteúdos que a criança vai operar. A ilustração, o desenho animado, a história em quadrinhos, a propaganda, a embalagem são representações que se tornam quase realidades. O elefante desenhado é mais verdadeiro e presente do que o verdadeiro elefante que mora no zoológico, onde a criança raramente vai. Vivemos hoje sob o signo da ficção e da paródia[1].
Em um contexto mais específico da Educação Infantil ao ensino universitário, na maioria das vezes, o ensino de arte e também outras áreas do conhecimento, ao invés de promover ações pedagógicas que levem crianças e adultos ao universo da criação e estruturação da linguagem visual, acaba confundindo os alunos a entenderem e expressarem suas leituras e relações com o mundo. Desde modo, em diferentes contextos socioculturais e nas salas de aula, nossa
...