A Proteção Radiológica
Por: CLODOMIR ARAUJO ARAUJO • 20/6/2019 • Resenha • 906 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
Centro de Educação Profissional – DNA[pic 1]
Prof.ª Silvia M. Borges
Assunto: Proteção Radiológica em Pediatria
Proteção Radiológica
Como profissionais temos a importante responsabilidade de proteger a todos quantos estiverem expostos a radiação ionizante. Existem evidencias que indicam um aumento no risco dos efeitos da radiação em indivíduos expostos a altas doses.
O risco potencial de câncer relacionado a exposição a radiação é bem maior em crianças do que em adultos devidos os seguintes fatores:
- Órgãos e tecidos em crescimento são mais sensíveis a radiação do que aqueles que já estão maduros.
- Como crianças têm maior expectativa de vida comparada ao adulto, possuem maior chance de manifestações no decorrer de suas vidas.
- Ao se realizar os mesmos parâmetros do adulto na realização de um determinado exame, a criança receberá uma dose relativamente maior de radiação que o adulto.
Indivíduos abaixo de 18 anos
Mesma dose que a população geral na exposição infreqüente (não deve trabalhar em situações de exposição freqüente ou ocupacional).
0,1 rem (1 mSv) por ano.
Reduções Mínimas
Reduções do numero de repetições é importante, cuja as células em desenvolvimento são particularmente sensíveis ao efeito da radiação. Imobilização adequada, o mA alto e as técnicas de tempo curto de exposição reduzem as incidências de artefato de movimento.
Proteção Gonadal
- As gônadas das crianças devem ser sempre protegidas com protetores de contato, a não ser que essas proteções obscureçam a anatomia do abdome inferior e da pelve.
- Para aliviar a angústia dos pais, o técnico deve explicar em linguagem clara e simples as práticas de proteção e as suas bases.
[pic 2] [pic 3]
Proteção dos Pais
- Se os pais permanecerem na sala de exame, eles devem utilizar aventais de chumbo.
- Se as suas mãos estiverem no campo ou próximo a ele, eles devem receber luvas de chumbo.
- Se a mãe ou uma responsável em idade fértil desejar acompanhar o procedimento, o técnico deve perguntar se ela está grávida antes de permitir a sua permanência na sala de exame.
Preparação Pré-Exame
Os seguintes procedimentos devem ser adotados antes de se trazer o paciente até a sala de exame:
- Os materiais necessários para a imobilização e a proteção devem estar no local (sacos de areia, fitas, ataduras, bandagens e instrumentos de proteção para as crianças e os pais).
- Receptores de imagem e marcadores devem estar no local, e deve ser efetuado o ajuste da técnica (se o técnico realizar o exame sozinho).
- As incidências devem estar definidas.
- Se dois técnicos estiverem trabalhando em conjunto, eles devem definir o papel de cada um durante o exame.
- Uma divisão sugerida faz com que o técnico que estiver assessorando o principal faça as técnicas, as incidências, mude os filmes e processe as imagens, enquanto o técnico principal posiciona o paciente, conversa com os pais, posiciona o tubo, o colimador, e faz a proteção necessária.
Preparação da Criança
Após trazer a criança até a sala de exame e explicar o procedimento ao paciente e aos pais, o técnico deve despir de roupas a área a ser examinada, ataduras ou fraldas. Isso é necessário para prevenir o aparecimento de sombras e artefatos na radiografia por causa do baixo tempo de exposição para o tamanho do paciente.
[pic 4] [pic 5]
Imagem
- Colimação: colimação fechada para garantir que a imagem final seja de alta qualidade.
- Centralização precisa: é importante que a área do corpo e o raio central estejam centralizados.
- Fatores de exposição: menores fatores de exposição possíveis.
Recomendação
Diante destas constatações recomenda-se métodos de imagens que não exponham ou exponham a uma menor dose de radiação ionizante sejam preferenciais nesta faixa etária.
...