A Tipagem Sanguinea
Por: Maria Luiza L • 30/8/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 936 Palavras (4 Páginas) • 899 Visualizações
Universidade Federal de Pernambuco [pic 1]
TIPAGEM SANGUÍNEA
Maria Luiza Ferreira Imburana da Silva
Brenda Guedes
Professor: Fábio Marcel
Vitória de Santo Antão-PE
2016
Maria Luiza Ferreira Imburana da Silva[pic 2]
Brenda Guedes
TIPAGEM SANGUÍNEA
Trabalho referente a disciplina de Parasitologia microbiologia e imunologia do período I do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco. Este documento segue a orientação do professor:
Fábio Marcel realizado pela alunas Maria Luiza Ferreira Imburana da Silva e Brenda Guedes.
Vitória de Santo Antão-PE
2016
ÍNDICE
1- INTRODUÇÃO
2-OBJETIVOS
3- METERIAIS E MÉTODOS 0
4-RESULTADOS E DISCUSSÃO
5-CONCLUSÃO
6-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta os dados do exame sanguíneo que identifica o tipo ABO e o fator Rhna feito pela coleta de uma pequena ampola de sangue ou de uma gota de sangue do dedo.
2-OBJETIVOS
O objetivo de tal método abordado no trabalho é evitar o risco de que ocorra casos de rejeição do tipo sanguíneo na transfusão de sangue e também a eritroblastose fetal.
3- MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
Lâminas de vidro para cada tipo sanguíneo.
Lancetas.
Algodão
Álcool.
Caneta.
Papel.
Reagentes utilizados:
Soro anti-A
Soro anti-B
Soro anti-Rh
4-RESULTADOS E DISCUSSÃO
Tipagem sanguínea ABO e sistema Rh
É o exame sanguíneo que identifica o tipo ABO e o fator Rh.
Com este exame é possível evitar o risco de que ocorra casos de rejeição do tipo sanguíneo na transfusão de sangue e também a eritroblastose fetal.
É feito pela coleta de uma pequena ampola de sangue ou de uma gota de sangue do dedo, não é necessário um preparo prévio antes de fazer este exame.
Pinga-se uma gota de soro anti-A e uma gota de soro anti-B em uma lâmina e
Uma gota de anti-Rh em outra lâmina, em seguida, é desinfetado o dedo com álcool e algodão, fura-se o dedo com uma lanceta, goteja-se uma gota de
Sangue em cada tipo de soro e mistura o sangue no soro até formar uma mistura homogênea e, por fim espera a aglutinação para a análise do tipo sanguíneo.
Sistema ABO e Fator RH
O sistema ABO são classificações do sangue humano nos quatro tipos existentes: A, B, AB e O; enquanto que o Fator Rh é um grupo de antígenos o qual determina se o sangue possui o Rh positivo ou negativo.
O sistema ABO foi descoberto no início do século XX, pelo biólogo austríaco Karl Landsteiner (1868-1943), o que esclareceu a morte de muitas pessoas pela transfusão de sangue.) Descobriu também o Fator Rh (anticorpos), derivado do nome do “macaco reshus”, animal o qual foi utilizado nas investigações para o avanço do sistema ABO. Os indivíduos que apresentaram as hemácias aglutinadas pelo anticorpo Rh, foram classificadas como Rh positivas (Rh+), enquanto que as hemácias dos que não se aglutinaram, foram chamadas de Rh negativas (Rh-).
Eritroblastose Fetal
Conhecida também como a doença de (rhesus) ocorre quando o sangue de um feto Rh+ é aglutinado pelos anticorpos do sangue da mãe Rh-, num processo chamado de hemólise. Assim, a criança nasce com profunda anemia (icterícia), decorrente da alta destruição das hemácias.
- Como descobri-se o fator Rh?
Para identificar se uma pessoa tem Rh positivo ou negativo, mistura-se o sangue com anticorpos Rh e se as hemácias se aglutinarem, essa pessoa tem sangue Rh+; por outro lado, se não se aglutinarem, essa pessoa tem sangue Rh-.
Tipos de Sangue
A: O sangue do tipo A apresenta aglutinina (anticorpos) anti-B no plasma. Assim, indivíduos com esse tipo de sangue podem receber dos tipos A e O, contudo, não recebem do tipo B e nem do tipo AB.
...