A origem da vida
Por: ricatdo • 6/3/2017 • Relatório de pesquisa • 620 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
A Origem da vida
Abiogênese
Um grande observador foi o Francesco Redi. Ele observava cadáveres em decomposição, depois de um tempo existiam uns insetos que iam até o cadáver e colocavam os ovos.
Para provar que ele está correto colocou um pedaço de carne e colocou em potes diferentes, em um pote ele colocou grasi, se abiogênese estivesse correto deveriam surgir larvas. E surgiu larvas no lado que não tinha grasi, o pote coberto estava com os insetos fora do pote, e dentro não tinha larvas. Com isso chegou à conclusão que: A vida surge a partir da outra.
Biogênese
John Needham fez um experimento cujo resultado parecia comprovar as ideias da abiogênese. Vários caldos nutritivos, como sucos de frutas e extrato de galinha, foram colocados em tubos de ensaio, aquecidos durante certo tempo e em seguida selados. Passados alguns dias, os tubos de ensaio estavam turvos e cheios de micro-organismos, o que parecia demonstrar a verdade da geração espontânea.
Lazzaro Spallanzani repetiu os experimentos de Needham em 1770, com algumas modificações, e obteve resultados diferentes. Fervendo carne ou plantas e colocando o caldo em frascos, alguns abertos e outros fechados, depois de alguns dias observava-se a presença de micro-organismos nos frascos abertos, sugerindo que eles provinham do ar.
Louis Pasteur era francês, filho de um médico e depois nomeado professor de Química, e desenvolveu interessantes estudos científicos, sendo o mais brilhante o experimento dos fracos com pescoço de cisne. Um caldo nutritivo previamente fervido, torna-se contaminada quando em contato com o ar. Micro-organismos ou formas de resistência destes, como esporos de bactérias e fungos, por exemplo, devem ser trazidos pelo ar até o meio de cultura quando exposta. Pasteur derrotou os defensores da geração espontânea ao ferver vários frascos de cultura e, depois de abri-los em grande altitude e fechá-los em seguida, verificar que, após algum tempo, quase todos as culturas continuavam estéreis, pois ele sabia que o ar das montanhas, mais rarefeito, seria menos contaminante.
Se vedar os frascos impedia, segundo os opositores de Pasteur, a entrada do ‘‘princípio ativo’’ tão importante para a origem espontânea da vida, bastou o famoso cientista francês repetir seus experimentos, porém com os frascos abertos.
Depois da saída do vapor, o ar penetrou nos frascos, mas as culturas continuaram estéreis. Os micro-organismos entraram com o ar, mas ficaram retidos na curva do ‘‘pescoço’’ do frasco ou na sua umidade.
Pasteur estabeleceu assim a biogênese, isto é, para ele, qualquer forma de vida se originaria de vida já existente.
Uma cultura estéril torna-se contaminada quando exposta ao ar, porque é alcançada por micro-organismos trazidos pelo próprio ar.
Objetivo
O objetivo dessa aula é fazer uma análise sobre esse assunto.
Materiais
Foi utilizado banana, béquer, lamina, grasi, microscópio e uma pinça.
Métodos e Resultados
No começo foi colocado uma metade da banana em dois potes, isso foi feito no dia 30 de janeiro, esperamos uma semana depois, no dia 6 de fevereiro vi as duas bananas apodrecidas, como o grasi que tinha colocado os furos eram grandes os pequenos mosquitos entraram, e acabou não dando muito certo, mas vimos as larvas dentro do pote, a professora pegou uma larva com a pinça e colocou na lamina para vermos as larvas mais de perto.
...