A última hora
Por: Gabriel Ferreira • 3/5/2016 • Resenha • 489 Palavras (2 Páginas) • 449 Visualizações
Analise critica do filme “A ultima hora”
Ficha Técnica
A Última Hora
(The 11th Hour)
País/Ano de produção: EUA, 2007
Duração/Gênero: 95 min., Documentário
Indicação Etária:livre
Direção de Nadia Conners e Leila Conners Petersen
Roteiro de Nadia Conners, Leila Conners Petersen e Leonardo DiCaprio
Elenco: Leonardo di Caprio, Kenny Ausubel, Janine Benyus, Sylvia Earle, Gloria Flora, Michel Gelobter, Mikhail Gorbatchev, Stephen Hawking, Thom Hartmann, Paul Hawken.
Os seguintes tópicos de analise contêm pontos de destaque do filme e principais motivos causadores das catástrofes naturais.
O diferencial Humano
O homem, como hoje conhecido, surgiu recentemente na terra. E mesmo com tão pouco tempo foi capaz de causar grandes mudanças no planeta. Essa poderosa capacidade tem origem no cérebro humano, o que os diferencia das outras espécies e garante que os homens adaptem o ambiente as suas necessidades mesmo forçosamente, causando vários problemas ambientais ao seu redor e em todo o planeta.
O homem como parte da natureza
A ideia de que o homem é uma espécie superior a todas as outras fez com que o mesmo se sentisse a cima do próprio meio que o cerca, levando-o a poluir e destruir sua própria moradia como se isso não fosse lhe atingir algum momento. Porem, na verdade, como dito no filme, o maior prejudicado é o próprio homem, que acabará por levar a extinção sua espécie, ou acabara por abitar um local inóspito e desagradável sem condições de melhora.
Antiga luz solar
O homem não se limitou ao consumo da luz solar oferecida diariamente, mas também explorou a antiga luz solar, como o petróleo, o gás natural e outros combustíveis fosseis. A utilização desses combustíveis é a principal causa do aquecimento global, pois os gases liberados em sua queima liberam gases que retêm uma maior quantidade de calor. As consequências desse ato podem ser vistas nas diversas catástrofes naturais, como inundações, furacões, e alteração no meio em geral oque prejudica o ciclo de vida de diversas espécies, levando até mesmo a sua extinção.
Economia contra a natureza
O modelo capitalista dominante no planeta põe em primeira instancia o aumento da produtividade e do capital, sendo assim, é um sistema em constante crescimento, ao contrario da natureza que se encontra em decréscimo devido a substituição de áreas verdes por fabris. Caso o foco do crescimento não inclua o desenvolvimento sustentável os sistemas (natureza e economia) acabarão por destruir-se, uma vez que o capitalismo levará ao esgotamento do meio ambiente e sem os recursos naturais não há os principais artigos de base para produção.
Solução geral
A consciência de todos é o fator mais importante para solucionar os problemas ambientais, porém é possível levar as soluções a um nível e obrigação e precaução, atuando principalmente nas grandes empresas poluidoras, para que reduzam, ao máximo, a quantidade de gases liberados, assim como a utilização de filtros em chaminés. Uma correta de lixo regular também é importante, uma vez que evita o acúmulo de lixo em lugares inadequados, além de garantir um destino correto para os dejetos.
...