Anatomia e fisiologia sexual e reprodutora
Por: Ana Fonseca • 9/11/2016 • Tese • 255 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
Anatomia e fisiologia sexual e reprodutora
O sistema reprodutor feminino é constituído por órgãos situados na cavidade pélvica. Estas estruturas reprodutoras desenvolvem-se e maturam desde a vida fetal passando pela puberdade ate a menopausa. Cada uma dessas estruturas tem a mesma origem embriónica e desempenham uma função vital durante toda a vida da mulher.
Temos as estruturas externas:
Monte de Vénus – é um volume de consistência mole que reveste a sínfise púbica. Nessa zona, por volta do inicio da puberdade, desenvolve-se uma penugem áspera e encaracolada, cerca de um a dois anos antes da menarca (inicio da menstruação).
Grandes lábios – São duas pregas arredondadas e longitudinais. Começam no Monte de Vénus e estendem-se de forma descendente. Estes têm como função a proteção dos pequenos lábios, o meato urinário e a abertura vaginal. É uma zona extremamente enervada dai serem sensíveis ao toque, dor e temperatura.
Pequenos Lábios – Estão situados entre os grandes lábios, são pregas longitudinais e mais finas que os grandes lábios. Tem uma mucosa rosada e húmida.
Clitóris - é um órgão que se situa abaixo do arco da púbis, curto e cilíndrico. Tem como função segregar esmegma, estimular e aumentar a tensão sexual.
Prepúcio do clitóris – é a união entre os pequenos lábios.
Vestíbulo – Contêm as aberturas para a uretra, vagina e glândulas paravaginais. Tem uma mucosa fina e sensível, facilmente irritável por químicos, calor, corrimentos e fricção de roupa demasiado apertada.
Períneo - é uma área muscular situada entre a abertura vaginal e o ânus.
E estruturas internas:
...