Animais ovais
Resenha: Animais ovais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silverqueen • 30/9/2014 • Resenha • 231 Palavras (1 Páginas) • 256 Visualizações
Os animais ovíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro de um ovo. O processo de reprodução desses animais é caracterizado pelo depósito dos ovos no meio externo, na maioria das vezes, já fecundados; e, assim, até virar um filhote o processo ocorre fora do corpo da mãe.
No ambiente, o embrião se desenvolve ao se alimentar das reservas nutritivas presentes nos ovos até chegarem ao momento da eclosão. Note que a fecundação dos animais ovíparos podem ocorrer de maneira interna ou externa.
A maioria das espécies de animais ovíparos possuem fecundação interna, ou seja, as fêmeas botam os ovos já fecundados pelos machos, como exemplo podemos citar todas as espécies de aves e crocodilianos e algumas espécies de peixes, lagartos e cobras.
Por outro lado, na fecundação externa a fêmea deposita os ovos no ambiente e o macho libera os espermatozoides em cima dos ovos; é o caso de animais como as rãs e algumas espécies de peixes.
O ornitorrinco, apesar de ser considerado um animal mamífero, ou seja, as fêmeas possuem mamas e produzem leite para amamentarem seus filhotes, eles nascem de ovos sendo portanto classificados como animais ovíparos e mamíferos.
São chamados de ovovivíparos os animais cujo desenvolvimento embrionário ocorrem nos ovos localizados dentro das fêmeas. Neste caso, o embrião depende dos nutrientes presentes no ovo bem como dos nutrientes advindos da mãe para sobreviver. Exemplos de animais ovovivíparos: tubarão, escorpião, algumas cobras.
...