Análise dos parâmetros físicos, químicos e biológicos avaliando a qualidade da água no estuário de Harris Neck
Pesquisas Acadêmicas: Análise dos parâmetros físicos, químicos e biológicos avaliando a qualidade da água no estuário de Harris Neck. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriele141551 • 22/9/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.237 Palavras (9 Páginas) • 582 Visualizações
AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICOS, QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS DA QUALIDADE DA ÁGUA, NOS ESTUÁRIOS PANTANOSOS AO LONGO DA COSTA DA GEORGIA
Departamento de Cîências Biológicas e Meio-ambiente, Georgia College and State University, Campus Box 81, Milledgeville, GA 31061-0490 USA
Serviço de Extensão Marítima da Universidade de Georgia, 715 Bay Street, Brunswick, GA 31520-4601, USA.
INFORMAÇÕES SOBRE O ARTIGO:
Palavras-chaves:
Estuário Harris Neck
Concentração de Nutrientes
Clorofila α
Bactéria fecal
Costa da Georgia
RESUMO:
Análise dos parâmetros físicos, químicos e biológicos avaliando a qualidade da água no estuário de Harris Neck indicando que a média de oxigênio dissolvido era 8.6 mg/L, isso mantinha níveis moderados do nitrogênio total dissolvido (2.7-4.6 mg/L) e total do fósforo dissolvido (<0.05 mg/L), clorofila α estava acima de 5.0 µg/L e estava contaminado com baixos níveis de bactéria fecal. Bifidobacterium adolescentis, uma marca putativa de poluição fecal humana foi detectada uma vez nas estações 3 e 5. O total da qualidade da análise da água de Harris Neck indicou uma pureza relativa e um saudável funcionamento do meio-ambiente marinho.
Ao longo da costa da Georgia, assim como em outros lugares no país, habitats de estuários estão sendo ameaçados por poluição causada pelo desenvolvimento humano(Carpenter et al., 1998; Mallin et al., 2000; King et al., 2007; Morrison et al., 2008). Em McIntosh County, Georgia, milhares de hectares de pântanos do estuário limpo drenado pelos rios Julienton, Barbour e Newport norte e sul são adjacentes ao habitat da maior parte do comércio de ostras e da produção de mariscos da Georgia. Esta região é o local proposto para vários empreendimentos residenciais e de lazer que estão programados para construção nos próximos anos. A finalidade
dessa pesquisa foi coletar dados de referência sobre os principais parâmetros de qualidade da água no estuário de Harris Neck como bases para encontrar as melhores opções para o desenvolvimento urbano responsável e proteção do habitat. Foi colocada ênfase particular na avaliação da concentração de nutrientes, níveis de clorofila α, enumeração de bactérias indicadoras de contaminação fecal e no uso de técnicas de Rastreamento de Origem Microbiana para detectar a presença de poluição fecal humana.
Numerosas técnicas de Rastreamento de Origem Microbiana estão emergindo como meios de identificação das origens de contaminação fecal em ambiente aquáticos baseadas na ideia de que determinadas estirpes de bactérias fecais estão associadas com animais hospedeiros específicos (Scott et al., 2002; Matsuki et al., 1999; Layton et al., 2006). Espécies de gêneros Bifidobacterium e Bacteroids são comumente usados como marcadores moleculares putativos para a detecção de contaminação fecal humana e animal (Sinigalliano et al., 2007; Dorai-Raj et al., 2009). Estudos anteriores usaram Bifidobacterium adolescentis como um putativo marcador para detecção da poluição fecal humana em vários estuários ao longo da costa da Georgia (King et al., 2007; Morrison et al., 2008). Portanto, B. adolescentis foi avaliada como um putativo potencial marcador de poluição fecal humana. O marcador de Bacteroides (BoBac) foi utilizado para avaliar se os estuários foram impactados pela poluição fecal bovina (Layton et al., 2006; Bachoon et al., 2009).
O estudo incluiu seis áreas no estuário de Harris Neck, Georgia. As estações 1, 2 e 4 estavam no Rio Julienton, 3 e 5 estavam no Rio Mud e a área 6 estava em Shell Creeck. Estações foram estabelecidas e localizadas usando o Sistema de Posicionamento Global Diferencial Comparável (DGPS). As amostras de água foram coletadas a cada mês a partir de dezembro 2008 a setembro 2009, exceto nos meses de janeiro e maio (Tabela 1 e Figura 1). A Quanta Model Hydrolab foi utilizada para coletar temperatura, salinidade, pH e os valores de oxigênio dissolvidos para os perfis de coluna de água em cada estação. Perfis hidrográficos em cada estação foram determinados a partir da superfície de 100 metros de profundidade, ou para o leito do mar, em profundidades inferiores a 100 metros. Coleta de dados monitorados continuamente é essencial para validar dados de ponto de monitorização e gerado para avaliar variação dos dados ao longo de curtos períodos de tempo. Para esta finalidade uma Hydrolab Datasonde 5 x foi implantada no Rio Julienton nas proximidades da porção ocidental da Ilha Four Mile e outro instrumento foi estacionado no lado oriental da Ilha Four Mile nas proximidades do Rio Little Mud. Durante a implantação os instrumentos registraram salinidade, temperatura da água, oxigênio dissolvido e medições de pH a cada 30 minutos. A implantação, manutenção e recolhimento de dados gerados pelos Datasondes foram concluídos através da coordenação e cooperação do Departamento de Recursos Naturais (DNR) Divisão Coastal Resources equipe do Shellfish Program.
As medidas físicas, químicas e indicadores microbiológicos foram utilizados anteriormente pelo Departamento de Recursos Naturais Divisão Coastal Resources da Georgia em sua EPA National Coastal Assessment Program e por MAREX na Assessing Coastal Waters no Programa Southeast Coast Network Parks para o Programa National Parks Service. Para garantir que os dados recolhidos por esse projeto é compatível e podem ser integrados com aquele do United States Environmental Protection Agency e o National Park Service, o protocolo e QA/QC para amostragem e análises laboratoriais está em conformidade com o EPA’s EMAP/NCA Quality Assurance Program Plan (QAPP) (USEPA, 2001).
As amostras de água foram coletadas em profundidades apropriadas de acordo com o Nacional NCA QAPP e analisada por nutrientes incluindo Total Dissolved Nitrogen (TDN), Total Dissolved Phosphorus (TDP) e pigmento (clorofila α). O nitrogênio total (TN) e o carbono orgânico total (TOC) foram determinados por combustão em Tekmar-Dohrmann’s Apollo 9000 TOC/TN sistema de análise automática (Tekmar-Dohrmann, Mason, OH). A Clorofila α foi determinada espectrofotometricamente seguindo filtração de amostra de água através de um filtro de membrana de 0.45-µm e moagem do filtro em acetona para extrair o pigmento (Method 10200 H, Greenberg et al., 1992).
Parâmetros microbiológicos foram avaliados por técnicas tradicionais de contagem de placas
...