As Algas Pardas
Por: Bianca Alcantara • 11/10/2016 • Relatório de pesquisa • 456 Palavras (2 Páginas) • 1.119 Visualizações
Bianca n°3 / Diana n°5 / Fabiola n°10 / Luisa N. n°18 /Yasmim n°25 / Luiza n°26
Algas Pardas
Características Gerais: Eucariontes e pluricelulares, com o corpo organizado num esboço de raiz, caule e folha e revestido por algina. Plastos providos de clorofila e de flicoxautina, que dá a cor pardacenta. Vivem fixas no fundo de meios aquáticos, sendo a maioria das espécies marinhas e poucas de água doce. Ela utiliza da clorofila A e C, além de outros pigmentos como a fucoxantina, xantofila e carotenoides.
Características do Crescimento: As células da região meristemática promovem o crescimento através do meristema intercalar. Algumas algas chegam a apresentar talos imensos, ex: Laminaria (70m), Sargassum (30m), Macrooystis (15m). Elas podem ter um crescimento intercalar difuso ou um crescimento tricotálico.
Características da Organização Celular: A camada interna da membrana plasmática é formada de celulose e a externa, por ácido algínico. Os cloroplastos são numerosos, variando conforme a espécie. Armazena lisomarina e manitol.
Reprodução: pode ser assexuada (esporos) ou sexuada.
Reprodução Assexuada: Nela há dois tipos básicos: Divisão binária, comum nas formas unicelulares, que ocorrem à mitose para efetuar a divisão da célula e Zoosporia, comum em algas multicelulares aquáticas. Cada zoósporo, dispersando-se pelo meio, é capaz de gerar nova alga.
Reprodução Sexuada: Na maioria das algas aquáticas há a produção de gametas que, fundindo-se, originarão zigotos. Esses zigotos, após curto período de dormência, sofrem meiose produzindo quatro células (zoósporos). Cada célula originará um indivíduo haplobionte. A meiose ocorre na fase de zigoto (zigótica ou meiose inicial), uma vez que cada célula iniciará a formação de novo organismo adulto. Em outras algas, a geração adulta é diploide (meiose final) e produz gametas por meiose, por que ocorre no fim do período de desenvolvimento do indivíduo adulto diplóide.
Importância Ecológica: Além produzir oxigênio, podem indicar poluição ambiental, facilitando a identificação de locais que sofrem grande impacto ecológico. Diminuem o impacto da poluição por serem biorremediadoras. Também podem ser encontradas em muitos alimentos usados na pecuária. Servem como adubo natural em alguns casos. Seus talos são ricos em minerais essenciais ao desenvolvimento das plantas.
Importância Econômica
Alimentos: Apresentam um conteúdo rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, polissacarídeos e são muito usadas na alimentação. As algas pardas são utilizadas no preparo de carnes, peixes, sopas e molhos (wakame).
Medicina e meio químico-farmacêutico: São utilizadas como antibióticos, vermífugos, anestésicos, xaropes para tosse e asma; artrite; doenças venéreas; problemas de estômago, intestino; na ativação do sistema imunológico e na redução do colesterol. Com seu alginato, são encontrados no meio químico-farmacêutico em cosméticos, tintas (pigmentos), papel, plásticos, filmes cinematográficos e fibras como as usadas em alto falantes.
...