As Transformações No Ocidente E As Novas Formas De Pensar A Sociedade
Pesquisas Acadêmicas: As Transformações No Ocidente E As Novas Formas De Pensar A Sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 15/9/2014 • 655 Palavras (3 Páginas) • 1.090 Visualizações
Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas
Nome: Tamires Gonzaga Furtado, Leandro Medeiros, Josilaine
Nº: 36, 43,19
Turma:309
Professora: Valéria G. Bastos
Disciplina: artes
Trabalho
De
Educação Artística
Rio Grande, Agosto de 2014.
II Trimestre
Ainfluência da Arte Africana dentro da cultura brasileira
Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônial até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pela escravidão africana na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.
Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje.
O Brasil é um dos países que mais possui população negra em todo o mundo. Isso, devido aos mais de 4 milhões de homens, mulheres e crianças que foram trazidas para cá com o comércio de escravos nos meados do ano 1500.
Os escravos, conseguiram sua liberdade, porém continuaram sendo descriminados, humilhados e mal tratados. Muitos não possuíam bens e local para morar, o que gerou problemas, como as favelas que hoje encontramos no Rio de Janeiro, por exemplo.
Hoje, os “afro – brasileiros” se destacam na música, no meio comercial, no teatro, em filmes, no meio empresarial e em muitos outros meios no Brasil, muitas vezes superando aqueles brancos que se diziam insuperáveis.
Os Afro - Brasileiros
Desde que eram escravos, os “afro brasileiros” já possuíam uma infinidade de aspectos próprios, como por exemplo, a cultura, a religião e a arte.
Capoeira – Expressão Artística
Afro Brasileira – Arte Marcial
Algumas Esculturas Africanas
Arte Afro - Brasileira
Baseada nas histórias, crenças, lendas e na filosofia africana
Basicamente feito com elementos da Natureza
Máscara de Madeira
Capoeira
Capoeira é uma arte marcial desenvolvida inicialmente por escravos negros no Brasil, a partir do período colonial.
Marcada por seus golpes que enganam o adversário, que geralmente são feitos no solo ou completamente invertidos.
Inicialmente criado para proteção e defesa própria.
Hoje vista mais como uma forma de expressão artística, devido ao movimento que os corpos fazem, durante a prática.
Música
Tambores
A música criada pelos afro-brasileiros é uma mistura da música portuguesa, indígena e africana, produzindo uma grande variedade de estilos.
Entre os estilos influenciados, temos: Samba, Maracatu, Ijexá, Maxixe, Lambada, Carimbó, entre outros.
A música afro – brasileira era altamente descriminada, sendo vista como “Música para marginais” até o século XX, onde só então começou a ser melhor aceita pela população.
Dois instrumentos clássicos usados nas músicas afro – brasileiras, são os tambores e o Berimbau.
Da Esquerda para direita: Viola, Médio e Gunga(ou Berra-Boi)
Cozinha
Moqueca Vatapá Feijoada
A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígena e portuguesa.
Na Bahia, principalmente, pratos como vatapá e moqueca são típicos da culinária afro-brasileira.
A feijoada é o prato nacional do Brasil. É basicamente a mistura de feijões pretos, carne de porco e farofa. Começou como um prato português que os escravos negros modificaram:os donos de escravos davam as partes pobres do porco aos escravos e estes misturavam estas partes com feijão e farinha
Alguns Afro - Brasileiros Conhecidos
Entre os mais famosos estão: Pelé, Daiane dos Santos, Agnaldo Timóteo, Vanessa da Mata, Marcelo D2, Gilberto Gil, Tobias Barreto, Cafu, entre muitos outros.
BIbliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_africana.htm
http://www.facilitaja.com.br/historia-geografia-idiomas/historia/estudo/a-influencia-africana-na-cultura-brasileira-60381.html
...