BIOMIMETISMO
Resenha: BIOMIMETISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TatianaAmador • 9/4/2013 • Resenha • 358 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
BIOMIMETISMO
O Biomimetismo (ou mimetismo), consiste num conjunto, por parte de determinados organismos denominados mímicos, que têm características que os confundem com um outro grupo de organismos, os modelos. Essa semelhança pode ser principalmente no padrão de coloração, textura, forma do corpo, comportamento e características químicas, e deve conferir ao mímico uma vantagem adaptativa.
O mimetismo é geralmente confundido com a camuflagem. No entanto, a distinção entre esses processos dá-se pelo fato de que, o mimetismo consiste na semelhança com um organismo em específico, enquanto a camuflagem ocorre quando determinado organismo possui um padrão de coloração semelhante ao seu entorno, dificultando sua detecção.
Podemos então perceber que mimetismo e camuflagem constituem estratégias distintas. No caso da camuflagem o organismo evita a detecção, enquanto no mimetismo o organismo é detectado, mas o organismo-alvo confunde-o com outro.
ex do trabalho:
Inspiração
Para este trabalho inspirei-me na borboleta, na sua forma e essencialmente no seu padrão.
Decidi fazer uma capa de almofada (fronha), pois já andava com ideias de o fazer, e assim como surgiu esta oportunidade de criarmos um produto de base têxtil, apostei nisso.
A cor que escolhi foi o rosa, em dois tons:
Fiz o tingimento por esgotamento, onde utilizei o rosa mais claro, e por estamparia, com o rosa mais escuro.
Relatório do Processo
O tecido escolhido foi 100% algodão
Em primeiro lugar pesou-se o tecido.
• Peso238g
De seguida pesou-se:
• O Corante (0,5%/ vermelho levafix E-BA – 1,19g
• 50g /l sal – 250g
Colocou-se o tecido num recipiente com água quente, o corante e o sal.
O tempo de tingimento foi aproximadamente 1 hora a 90graus.
Durante o banho foi introduzido electrólito neutro ( 50g/l de sulfato de sódio) e fixador (15g/l de carbonato de sódio).
No final, o tecido é lavado com detergente á ebulição para eliminar o corante que não fixou.
No segundo tingimento por estamparia, é utilizado espessante com corante numa mistura. Essa mistura é, digamos, a “tinta”, após ter realizado o estampado, foi necessário fixar a cor.
...