Biodegradação
Artigo: Biodegradação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josiclara • 15/5/2014 • Artigo • 389 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
BBIIOODDEEGGRRAADDAAÇÇÃÃOO DDEE CCOONNTTAAMMIINNAANNTTEESS AAMMBBIIEENNTTAAIISS –– CCOONNCCEEIITTOOSS
Biodegradação
Troca produzida por um sistema biológico de uma substância orgânica em uma outra, independentemente da extensão da mudança.
Biotransformação
Quando a mudança é pequena, isto é, quando a molécula é transformada em uma outra estruturalmente relacionada, o processo chama-se biotransformação.
Biodegradação primária
Quando a substância orgânica perde somente uma propriedade específica em decorrência da ação de um sistema biológico.
Mineralização/Biodegradação final (ultimate biodegradation)
Quando a biodegradação se estende até a conversão total dos compostos orgânicos em biomassa, dióxido de carbono, água, sais minerais, etc..
Biodisponilididade
Para que ocorra a biodegadação de qualquer substância é necessário que haja o contato entre esta e os microrganismos responsáveis pela sua degradação. A substância deve estar acessível aos microrganismos.
Concentração Residual.
Algumas vezes é relatada a presença de uma fração residual não degradada no solo mesmo quando empregadas condições ótimas para a biodegradação durante o tratamento.
Esse fato sugere que nem todos os poluentes seguem o mesmo destino durante o processo de biorremediação: uma parcela da contaminação parece ser degradada em menor taxa que a observada para outros componentes.
Como conseqüência, depois de um período inicial do tratamento biológico, quando uma apreciável remoção é observada, a concentração de poluentes parece estabilizar em um valor que pode ser chamado de concentração residual.
Uma das hipóteses mais aceitas propõe que no fenômeno de transferência dos poluentes está envolvida uma etapa limitante.
Nessas circunstâncias, a concentração residual depende, principalmente, das características do solo e do agente da contaminação (WILLIAMSON et al., 1997 apud NOCENTINI et al., 2000).
Substâncias persistentes/recalcitrantes
Denomina-se persistente uma substância que não apresenta biodegradação sob determinadas condições impostas. Quando uma substância é resistente à biodegradação sob qualquer condição denomina-se recalcitrante. Na prática é difícil distinguir persistência de recalcitrância.
Processos de Remediaçao de solos contaminados – Modulo2
Prof. Denize D.Carvalho
Diversos compostos orgânicos, tanto de baixo quanto de alto peso molecular, ou materiais
poliméricos, persistem por longos períodos em solos, subsolos, aqüíferos subterrâneos,
águas superficiais e sedimentos aquáticos.
Alguns dos locais contendo esses compostos são tão ricos em substâncias tóxicas que a
persistência pode ser atribuída à incapacidade dos
...