Biodiesel
Ensaios: Biodiesel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alancassula • 23/3/2015 • 4.465 Palavras (18 Páginas) • 308 Visualizações
Espaços confinados em usinas sucroalcooleiras
Nomes:
Rodrigo couto
DISCIPLINA: Segurança do trabalho
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Alexei
BIOCOMBUSTÍVEIS (noite)
PIRACICABA / SP
2013
RESUMO
Os espaços confinados são ambientes não projetados para a ocupação humana contínua, e neste trabalho serão apresentados os locais em que são encontrados, os tipos de serviços realizados e o que deve ser feito para proteger os trabalhadores envolvidos, prevenindo-os de acidentes e mortes.
Muitas empresas e principalmente as usinas sucroalcooleiras puderam confirmar com maior clareza, que grande parte de seus serviços são realizados nestes espaços e dessa forma, devem ser observados todos os procedimentos, equipamentos e principalmente a conscientização de todos os trabalhadores, empregadores, gerentes e diretores, especificando obrigações e responsabilidades de cada um dentro da empresa.
O trabalho apresentará de forma clara e precisa, os deveres e responsabilidades das empresas, trabalhadores e demais envolvidos, criando assim uma equipe de trabalho, para que haja um ambiente saudável, seguro, livre de doenças, acidentes e mortes, conforme os ditames da NR 33.
Os espaços confinados são locais extremamente perigosos; contém inúmeros riscos, tais como os de explosão, dentre outros, que podem ser fatais, tanto para aqueles que estiverem dentro, realizando alguma atividade, quanto para aqueles que estiverem de fora monitorando.
Será abordada a importância do uso de EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual e outros equipamentos indispensáveis, bem como tudo aquilo que é proibido utilizar nestes casos.
Além disso, serão citados os equipamentos de resgate e salvamento de trabalhadores no espaço, e os procedimentos utilizados pela equipe responsável pelo resgate e salvamento, em casos de acidentes.
SUMÁRIO
RESUMO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. RISCOS 2
3. PREVENÇAO DE ACIDENTES 4
4. EQUIPAMENTOS 8
5. EPI´S 9
6.0 RESGATE E SALVAMENTO 10
7.0 CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO
Espaços confinados são áreas não projetadas para a ocupação humana contínua, possuindo meios limitados para a entrada e a saída do trabalhador; pode ser definido como um volume fechado por paredes e obstruções que apresenta restrições para o acesso, movimentação, resgate de pessoas e ventilação natural.
“Espaço confinado é aquele que possui aberturas limitadas para entrada e saída e que originalmente não foi concebido para a ocupação de pessoas de forma permanente. São exemplos típicos de espaços confinados os dutos de ventilação, esgotos subterrâneos, caldeiras, tanques, silos, etc. Geralmente, os espaços confinados necessitam de meios especiais para entrada e saída e não apresentam ventilação própria. MORAES JÚNIOR, (www.coter.eb.mil.br).”
Dessa forma, são espaços confinados: caldeiras, tanques, poços, transportadores, silos, tubulações, torres, colunas de destilação, caixas de passagem, fornos, moinhos, secadores, prensas, dutos de ventilação, entre outros.
São encontrados nas usinas sucroalcooleiras, fábricas, empresas, construções e indústrias de papel e celulose, indústria gráfica, alimentícia, de borracha e couro, indústria naval e de operações marítimas, químicas e petroquímicas, siderúrgicas e metalúrgicas, na prestação de serviços como os de gás, água e esgoto, eletricidade, telefonia, construção civil e ainda nos porões de navios, caminhões, túneis, valetas e reatores.
Para melhor exemplificação, serão conceituados alguns espaços confinados. Primeiramente as caldeiras, muito comuns nas indústrias e regulamentadas pela NR 13. Há outras normas que também dispõem sobre os trabalhos em espaços confinados, mas sem o caráter disciplinador da NR 33. São elas: Norma Brasileira – NBR nº. 14.787 – Espaço Confinado – Prevenção de Acidentes, Procedimentos e Medidas de Proteção e NBR nº. 14.606 – Postos de Serviço – Entrada em Espaço Confinado.
Caldeiras são recipientes metálicos, cuja função é a produção de vapor pelo aquecimento da água. Em geral, são empregadas para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos pelo vapor ou calefação ambiental. Produzem e acumulam vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia.
As caldeiras de qualquer estabelecimento devem ser instaladas em Casa de Caldeiras ou em local específico para tal fim, denominado Área de Caldeiras.
Há ainda os tanques, que também são muito utilizados, e especialmente nas usinas sucroalcooleiras, para decantação dos líquidos, centrifugação dos produtos, tratamento de águas, fermentação do suco da cana, destilaria e depósito de álcool.
Já os silos, destinam-se ao armazenamento de produtos geralmente depositados no seu interior sem estarem ensacados. Os silos destinados ao armazenamento de açúcar, por exemplo, tem como característica principal a manutenção de um ambiente anaeróbio, privado de ar.
Riscos
Como os espaços confinados não possuem ventilação própria pode haver pouco ou nenhum oxigênio, e o ar ambiente pode conter ou produzir
...