Biologia
Por: lorenaplima_ • 24/4/2015 • Resenha • 517 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
LORENA LAIS PEREIRA SILVA[pic 1][pic 2]
LORENA PEREIRA LIMA
LORENA THALITA GALVÃO DE SÁ
LUIZ FERNANDO MACHADO FERREIRA
VINÍCIO DA SILVA COSTA
PERMEAÇÃO DE ÁGUA E SOLUTOS EM HEMÁCIAS – HEMÓLISE
PATOS DE MINAS
2015
1 INTRODUÇÃO
As hemácias são os elementos figurados do sangue mais números; para cada leucócito existem cerca de 500 hemácias e 30 plaquetas. A função principal desse glóbulo vermelho é a de transportar oxigênio e pouco gás carbônico dos pulmões aos tecidos.
São células que não possuem núcleo e seu citoplasma é rico em hemoglobina. Essa característica torna a hemácia fortemente acidofilica, ao tingir-se e sendo muito utilizada para varias pesquisas, como osmolaridade de membranas.
A membrana das hemácias é muito permeável aos ânions Cl-, COH3, mas é impermeável a cátions, como Na+ e K+, estes penetram na célula por meio do transporte ativo com auxilio da bomba de Na+/ K+. A enzima Ca2+ APTASE bombeia o Ca2+ também por meio de transporte ativo. A energia necessária para transporte ativo e manutenção do gradiente eletroquímico produzida pelo ATP. Sendo que grande parte vem da glicólise, a principal via metabólica do eritrócito.
A permeabilidade da membrana da hemácia, bem como o transporte ativo de células, é importante para evitar a hemólise e controlar o volume da hemácia. Essas células encontram-se em constante equilíbrio osmótico no plasma. Porém ao transferi-las para soluções de osmolaridade diferente do plasma, ocorre um grande desequilíbrio ocasionando a variação do volume nas hemácias, que podem sofrer hemólise (rompimento da membrana) ou plasmólise (retração do volume).
Quando colocadas em solução hipertônica, as hemácias perdem água encolhem e quando colocadas em solução hipotônica absorvem água e intumescem, podendo romper-se. Em condições normais, a hemólise tem inicio em soluções a 0,42% de cloreto de sódio e completa-se em soluções entre 0,34% e 0,30% (a solução isotônica é a 0,9%).
2 OBJETIVO
Em laboratório foi demonstrado e ilustrado os seguintes aspectos relacionados com o movimento de água através da membrana celular: a) osmose; b) pressão osmótica; c) equilíbrio osmótico; d) osmolaridade; e) fluxo de volume; f) coeficiente de reflexão.
MATERIAIS E MÉTODOS
- Heparina ou oxalato de sódio (anticoagulantes)
- Sangue
- Bastão de vidro
- Papel absorvente
- Estante para tubos de ensaio
- 18 tubos de ensaio de 15ml
- Água destilada
- 8 pipetas cilíndricas de 10 ml
- Luvas
- Centrífuga
Foi coletado 2 ml de sangue humano e adicionado anticoagulante na concentração aproximada de Heparina: 0,2 mg/ml ou Oxalato de Na: 1 a 2 mg/ml de sangue.
Uma bateria de 11 tubos de ensaio contendo soluções de NaCl de concentrações decrescentes, obtidas por mistura de água a NaCl – 150 mM, foi preparada nas seguintes proporções em volume (ml): 0/10; 1/9; 2/8;... 9/1; 10/0. Por meio de agitação, a mistura foi homogeneizada.
Foram colocados 10 ml das soluções abaixo descriminadas em tubos de ensaio distintos: NaCl 500 – mM e 1000 – mM; uréia 300 – mM e 500 – mM; sacarose 300 – mM e 500 mM; NH4Cl – 150 mM.
...