Biologia
Por: rodrigocarvalho1 • 8/9/2015 • Projeto de pesquisa • 4.767 Palavras (20 Páginas) • 648 Visualizações
UNIUBE
RODRIGO CARVALHO DE SOUZA
Curso Licenciatura em Ciências Biológicas
Pólo Brasil – Núcleo Uberlândia Turma III
Prof.ª Mara Lucia Rodrigues Costa
CLONAGEM HUMANA BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS
UBERLÂNDIA
2015
Resumo
Com o objetivo de discutir o tema ”Clonagem humana benefícios e malefícios” realizou-se uma revisão bibliográfica a partir da base de dados do Google, analisando a produção de artigos atuais sobre o assunto. Os artigos mostram que fatores como processo de clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica, os benefícios e malefícios de tais recursos aplicados possam trazer a humanidade, caracterizam o tema.
A revisão da literatura indica os prós e os contras da clonagem humana, que apesar do muito que se tem discutido, ainda existe muita confusão em relação aos conceitos de clonagem reprodutiva e terapêutica, os aspectos éticos, jurídicos e teológicos e bem como isso pode afetar as nossas vidas.
Portanto, a proposta desse trabalho, é tentar definir esses conceitos e expressar alguns argumentos a favor e contra o processo de clonagem, visto que, se trata de um dos temas atuais mais controversos e revolucionários, e por entender se estamos preparados para lidar com esta nova tecnologia que pode ser uma grande fonte de benefícios ou malefícios para a humanidade.
Palavra chave: Clonagem Reprodutiva, Clonagem Terapêutica, Aspectos Éticos, Jurídicos e Teológicos.
SUMÁRIO
- Introdução----------------------------------------------------------------------------------------------01
- Desenvolvimento-------------------------------------------------------------------------------------02
2.1 A Clonagem Reprodutiva---------------------------------------------------------------------02
2.2 A Clonagem Terapêutica---------------------------------------------------------------------03
2.3 Prós e Contras-----------------------------------------------------------------------------------04
2.4 Aspectos Éticos---------------------------------------------------------------------------------06
2.5 Aspectos Jurídicos-----------------------------------------------------------------------------09
2.6 Aspectos Teológicos--------------------------------------------------------------------------12
- Considerações Finais-------------------------------------------------------------------------------14
- Referências Bibliográficas------------------------------------------------------------------------15
- Introdução
Este artigo visa o estudo dos benefícios e malefícios da clonagem humana, visto que é um tema polêmico e de grandes controversas para o mundo atual.
A escolha do tema se deu pela necessidade da análise dos fatores que condicionam os prós e contras que a clonagem humana possa produzir a humanidade, assim, como as perspectivas futuras desta temática.
A clonagem é um processo de reprodução assexuada, onde são obtidos indivíduos geneticamente iguais a partir de uma célula-mãe. É um mecanismo comum de propagação de espécies de plantas, bactérias e protozoários. Em humanos, os clones naturais são gêmeos univitelinos, seres que compartilham do mesmo DNA, ou seja, do mesmo material genético originado pela divisão do óvulo fertilizado (LEITE & CABELLO, 2006).
O termo clonagem humana, é empregado também, para se referir a dois tipos de clonagem produzidas em laboratório, primeiro, pela técnica da substituição do núcleo de um óvulo por outro proveniente de uma célula de um indivíduo já existente denominando uma clonagem reprodutiva (GOLDIM, 2003).
Outra forma comumente discutida é a clonagem terapêutica que envolve a clonagem de células-troncos, células que, possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras. As células-tronco de embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue (ZATS, 2004).
Devido a essa característica, as células-tronco, são importantes, principalmente, na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias, sendo uma área ativa de pesquisa (CELULA-TRONCO, 2015).
Este estudo tem como objetivo analisar o conteúdo de produções bibliográficas sobre o tema da “Clonagem humana benefícios e malefícios” identificando aspectos tidos como relevantes. Dentre estes, destacamos os conceitos da Clonagem Reprodutiva e a Clonagem Terapêutica. A discussão dos aspectos éticos, jurídicos e teológicos também será considerada, tendo em vista a importância do tema.
- Desenvolvimento
O presente trabalho utiliza o referencial da pesquisa bibliográfica, entendida como o ato de indagar e de buscar informações sobre determinado assunto, através de um levantamento realizado em base de dados nacionais e estrangeiros, com o objetivo de detectar o que existe de consenso ou de polêmico no estado da arte da literatura (BASTOS et al, 2005).
Com este propósito foi efetuada uma revisão de publicações através da ferramenta de busca do Google, tendo sido consultados artigos da base de dados do Google Acadêmico.
Foram encontradas 2.480 referências através da chave “Clonagem Humana benefícios e malefícios”. Contudo, ao se acrescentar a palavra “reprodutiva e terapêutica” à referida chave de busca, este número foi reduzido para 401 referências. Visando ampliar o debate e discutir as repercussões futuras, foi acrescentada à busca a chave “aspectos éticos, jurídicos e teológicos”. E, ao serem selecionados os que discutiam exclusivamente esses aspectos, foram localizados 111 artigos.
...