Biologia Carboidratos
Tese: Biologia Carboidratos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 01071984 • 13/9/2014 • Tese • 423 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
1 - Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.
Podem ser divididas em classes :
Monossacarídeos → unidade mais simples dos glícideos (monômeros), não catabolizados pelo processo digestivo, reunindo a seguinte subdivisão:
- as trioses, moléculas com três átomos de carbonos .
- as tetroses, moléculas com quatro átomos de carbonos .
- as pentoses, moléculas com cinco átomos de carbonos .
- e as hexoses, moléculas com seis átomos de carbonos .
Dissacarídeos → substâncias formadas da união de dois monossacarídeos, a partir da síntese por desidratação .
Polissacarídeos → polímeros formados pela união de vários monossacarídeos. A cada unidade inserida na cadeia de polissacarídeo é subtraída uma molécula de água, também um processo de desidratação.
2 - As funções dos carboidratos são:
1- Armazenamento energético – o amido e o glicogênio são os carboidratos responsáveis pelo armazenamento de energia dos animais e vegetais.
2- Produção de energia – os carboidratos são as principais fontes de energia.
3. Estruturais – todos os componentes celulares são formados por um carboidrato, e eles formam bases necessárias para a estruturação das célula.
3 – São classificados em Aldoses: Monossacarídeos de função mista poliálcool-aldeido, como a glicose , galactose, arabinose e manose:Cetoses: Monossacarídeos de função mista poliálcool-cetona, como a frutose . Monossacarideos com cinco átomos de carbono temos a ribose e com seis temos a galactose.
4 - Na natureza, o monossacarídeo mais abundante é o açúcar com 6 átomos de carbono .
5 - Os estereoisómeros (isómeros estereoquímicos) são compostos que apresentam a mesma fórmula de estrutura mas diferem na fórmula estereoquímica, ou seja, os átomos assumem diferentes posições relativas no espaço. Os estereoisômeros podem ser subdivididos em duas categorias gerais: enantiômeros e diasteroisômeros. Os enantiômeros são estereoisômeros cujas moléculas são imagens especulares não superponíveis. Os diasteroisômeros são estereoisômeros cujas moléculas não são imagens especulares uma da outra.
6 – Em moléculas que apresentam mais de um carbono assimétrico, podemos calcular o número de estereoisômeros por 2n, onde n é o número de carbonos assimétricos da molécula. No entanto, quando existem carbonos assimétricos idênticos, a simetria de algumas estruturas elimina alguns estereoisômeros. Para ter certeza, em duas dimensões, se duas estruturas são ou não sobreponíveis, recorre-se à representação de Fischer .
7 - Aldoexoses 24 = 16 estereoisomeros, 8 na forma D e 8 na L.
...