Biologia Celular
Pesquisas Acadêmicas: Biologia Celular. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: stadlmayr • 16/10/2014 • 1.610 Palavras (7 Páginas) • 724 Visualizações
3. O QUE É UMA CÉLULA
Células são a unidades estrutura e funcio¬nal fundamental dos seres vivos e todos os organismos vivos são compostos por células, o organismo humano apresenta uma organização estrutural muito complexa, e as células são os “tijolinhos” que constróis cada organismo vivo.
4. O SURGIMENTO DO MICROSCÓ¬PIO E A DISCUBERTA DA CELULA
No sé¬culo XVII surgiu o primeiro microscópio que era um conjunto de lentes acopla¬das em um tubo, semelhante a uma lupa. O crédito da invenção do microscópio é discutível, mas sabe-se que em 1590 os irmãos neerlandeses Franz, Johan e Zacarias Janssen compuseram um artefato rudimentar munido de um sistema de lentes, que permitia a ampliação e a observação de pequenas estruturas e objetos com razoável nitidez. O aparelho foi denominado de microscópio e constituiu a principal janela da ciência para o mundo além da capacidade de resolução do olho humano.
Mas foi em 1665, o inglês Robert Hooke observou nesse apare¬lho um pedaço de cortiça e relatou a existências de pequenas ca¬vidades vazias, denominadas por ele de “cel”, palavra inglesa que significa “cela” ou “cavidade”, originando, assim, o termo “célula”, diminutivo de “cela”.
5. CONSTITUIÇÃO BÁSICA DE UMA CÉLULA
A célula é constituída por quatro estruturas básicas, a primeira é a membrana plasmática (membrana lipoproteica) que separa a região interna da externa (a delimitação da célula) e essa membrana escolhe o que pode entra e o que pode sair, ou seja, ele tem uma permeabilidade seletiva. E segunda estrutura célula se constitui por dois meios interno, chamado de hialoplasma que seria praticamente a “gosma” interna da célula e o citoplasma que é toda a organização intracelular, onde acontecem todas as reações químicas da célula. Já na terceira estrutura encontra a cromatina é o que controla todo o sistema intracelular e também é onde fica a informação genética o DNA ou RNA. Já na quarta estrutura é o que faz todo o trabalho é o que “coloca a mão na massa”, chamado de ribossomo que fica espalhado por toda a célula. Então a estrutura básica das células se resume em membrana plasmática, citoplasma, ribossomo e núcleo (cromatina).
6. TIPOS BÁSICOS DE CÉLULAS E SUAS DIFERENÇAS
Existem três tipos básicos de célula, a célula procariótica e a eucariótica e as acelulares. As células eucariontes são células verdadeiras e as células procariontes são células primitivas. O significado da palavra (eu) na biologia significa verdadeiro e a (pro) significa primitiva, e as acelulares (a) na biologia significa “não”, portanto acelulares não é célula. E o que diferencia célula eucariótica da procariótica é que as células verdadeiras tem uma membrana plasmática em torno da cromatina e a procariótica seu núcleo não é protegido pela membrana plasmática. E as acelulares são somente uma cápsula proteica com informações genética dentro, conhecidas como vírus.
7. PRINCIPAIS BIOMOLÉCULAS QUE COMPÕE UM A CÉLULA
A célula, para sua sobrevivência, realizar várias reações metabólicas, e essa reações metabólicas é simplesmente a digestão, respiração celular, divisão, secreção celular e entre outros. E para que essas reações aconteçam é necessária à presença de biomoléculas, conhecidas também como moléculas da vida, e as biomoléculas atuam como unidades construtoras das células, e com elas realizamos funções simples, como respirar, correr ou praticar qualquer outra atividade física.
E as Biomoléculas unidades construtoras da célula se constituem de água, carboidratos, lipídios, proteínas e acido nucleico (hormônios). Podemos dizer que essas molécu¬las são como combustíveis para nossas células. E todas essas biomoléculas são formadas basicamente oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio e água.
8. IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA DA ÁGUA
As águas como todos sabem é um fator essencial da vida, da célula e basicamente do ser humano, o ser humano possui 70% de sua composição corporal por água, e a agua é composta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O). A água tendo dois polos o negativo e o positivo, sendo o positivo representado pelo hidrogênio e o negativo pelo oxigênio o faz da água um dipolo, assim tendo essa propriedade o faz um principal solvente celular. A água sendo um solvente celular ele é capas de ligar várias outras moléculas, pois a tendência dos íons é se combinar com outros eletricamente inversos.
9. O QUE É CARBOIDRATO
Carbo- vem de carbono e Hidrato vem de hidratado- são moléculas de carbono com água, essenciais para as reações bioquímicas. São subdividas em carboidratos de cadeia simples e complexa, os de cadeia simples, sacarose ou maltose, por exemplo, é queimado pelo organismo mais rapidamente e elevam mais o nível do hormônio insulina, enquanto que o de cadeia complexa, como a dextrina, é queimado aos poucos, não favorecendo picos de insulina no organismo. E no seu conceito são compostos orgânicos formados por unidades denominados sacarídeos. São classificados em: monossacarídeos (glicose, frutose, e galactose), dissacarídeos (sacarose, maltose e lactose) e polissacarídeos (amido, dextrina, glicogênio e celulose). E os carboidratos se transformam em glicose e estimulam a produção de insulina pelo pâncreas facilitando o deposito de nutrientes em forma de gordura.
10. FUNÇÃO DO CARBOIDRATO
Os carboidratos tem como função constitui a primeira e principal substância a ser convertida em energia calorífica nas células, sob a forma de ATP. Nas plantas, o carboidrato é armazenado como amido nos amiloplastos; nos animais, é armazenado no fígado e nos músculos estriados como glicogênio. É o principal combustível utilizado pelas células no processo respiratório a partir do qual se obtém energia para ser gasta no trabalho celular. Resumindo a principal função do carboidrato na célula é fornecer energia para que a célula possa sobreviver.
11. DIFERENCIE OS TRÊS GRUPOS DO CARBOIDRATO
Os carboidratos sãos classificados por monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. E sua diferenciação está em sua molécula. Os polissacarídeos são moléculas gigantes formadas pela união de muitos (centenas) de monossacarídeos formando uma longa
...