Biologia celular
Exam: Biologia celular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: willianvillar • 4/9/2014 • Exam • 244 Palavras (1 Páginas) • 456 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
Disciplina: Biologia Celular
Profª. : Me. Nívia Maria Borges Pereira
Atividade de sábado letivo: Membrana Plasmática
Turma: Dependência
Data de entrega: 08/09/2014
Caro (a ) aluno (a ),
Resolva as questões propostas nessa atividade consultando no material de aula e principalmente no livro básico da disciplina ( cap. 5 ) e também em outras fontes de pesquisa.
Você deverá enviar as respostas pelo portal até dia 08/09/2014 ás 23:59 minutos para obter frequência no sábado letivo dia 30/08/14.
Bons estudos!! Nívia
______________________________________________________________________
1. Como ocorre a reciclagem da membrana plasmática uma vez que não há encolhimento nem diminuição do tamanho da célula e sem síntese de novas moléculas para formar a membrana?
2. Onde se originam as moléculas que constituem as membranas celulares?
3. Já foi detectada uma doença humana, rara, devido á mutação de genes que codificam as queratinas das células da camada basal da epiderme. Como isso acontece e qual a conseqüência para a epiderme do indivíduo que apresenta a doença?
4. Explique sobre os seguintes compostos celulares:
a) queratina
b) Glicoproteínas
c) Colesterol
d) Colágeno
5. O que são hormônios hidrossolúveis e hormônios lipossolúveis? Dê exemplos deles.
6. Explique a estrutura, a função e a importância dos fosfolipídeos na constituição da membrana plasmática.
7. Procure uma imagem que apresenta os glicocálices da membrana celular.
8. Procure uma imagem dos microvilos ou microvilosidades presentes nas células.
...