Biomas Tundra e Taiga
Por: GabrielMaq10™ . • 2/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.371 Palavras (6 Páginas) • 1.026 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO-CCSE
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS-BIOLOGIA
TAIGA E TUNDRA ÁRTICA
ADRIANO GOMES LIMA
DARLAN BATISTA QUEIROZ
EDINEUDO OLIVEIRA LOPES
MARIA GORETH DA SILVA FIALHO
NAILA MICHELY DA CUNHA PEREIRA
CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA
AGOSTO/2016
INTRODUÇÃO
Bioma é conceituado como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
Cada bioma é representado por um tipo de vegetação principal que lhe confere uma característica visual, neste sentido o presente tema se reveste de total importância no seu estudo, visto que os biomas fazem parte das nossas vidas e nos também fazemos parte dos biomas.
OBJETIVOS
GERAL
Descrever os biomas terrestres taiga e tundra ártica.
ESPECÍFICOS
Mencionar os conceitos dos biomas terrestres taiga e tundra ártica; Caracterizar os biomas terrestres taiga e tundra ártica;
Mostrar a distribuição dos biomas terrestres taiga e tundra ártica mundo;
Salientar a importância da preservação dos biomas terrestres taiga e tundra ártica.
DESENVOLVIMENTO
TAIGA: A floresta boreal ou taiga (também chamada de floresta de coníferas) localiza-se exclusivamente no hemisfério Norte, em uma faixa entre 50º e 60º de latitude Norte, em áreas da América do Norte (Alasca, Canadá, sul da Groenlândia), Europa (parte da Noruega, Suécia) e Ásia (Sibéria, Japão). Constitui um dos maiores biomas do mundo. Geralmente usa se o termo taiga (palavra de origem russa para floresta) para as formações siberianas, e floresta de coníferas ou floresta boreal para o resto do mundo.
CLIMA: O clima é subártico, com ventos fortes e gelados durante todo o ano. A temperatura apresenta uma ampla variação, entre -50ºC e +20ºC. O inverno é muito frio, longo e seco, com dias curtos e precipitação na forma de neve. O verão é muito curto (de 3 a 4 meses) com dias mais longos e mais “quentes”, levando ao degelo do solo, o que forma lagos, pântanos e brejos. As chuvas são pouco frequentes (400-1000 mm/ano). O solo é fino, ácido e pobre em nutrientes, coberto pelas folhas aciculares das coníferas (de decomposição muito lenta).
FLORA: A vegetação é pouco diversificada devido às baixas temperaturas e água do solo congelada. Predominam as coníferas (abetos e pinheiros), que se caracterizam por possuírem folhas aciculares (em forma de agulhas) e recobertas por cera (para conservar a umidade e o calor), uma vez que são folhas perenes (não caem no outono). A forma cônica das árvores evita o acúmulo de neve. Todavia, pode-se encontrar larícios, salgueiros e bétulas, que são plantas de folhas caducas (que caem no outono). Há pouca vegetação rasteira (musgos, liquens e alguns arbustos), crescendo próximas umas das outras (o que as protege do vento e do frio).
FAUNA: No verão, o degelo produz muitos pântanos e charcos que propiciam excelente local para a multiplicação de insetos. Esses insetos vão atrair grande quantidade de aves insetívoras, que migram para a taiga no verão e que migram para outros ambientes assim que a temperatura começa a baixar. O frio intenso não permite o aparecimento de répteis e anfíbios. Os mamíferos são renas, alces, veados, lobos, ursos polares, raposas, linces, arminhos, martas, esquilos, morcegos, castores, coelhos e lebres. A maioria dos animais migram (ou hibernam) para fugir do frio.
IMPORTÂNCIA: A exploração industrial de madeira ocorre no Canadá e nos países do norte da Europa. As árvores do taiga têm grande valor comercial, como o Pinus, a Picea, o Laryx. Também ocorre mineração e o desenvolvimento hidrelétrico, com impactos negativos sobre o bioma. Entretanto, modernamente, a floresta boreal tem sido explorada também como origem de produtos florestais alternativos, como mel, cogumelos, bagas, peixes, flores ornamentais, e plantas de valor medicinal. Também tem-se usado a taiga como ambiente de lazer, no ecoturismo.
TUNDRA: A palavra “tundra” deriva do finlandês e significa terra estéril, sem árvores. A tundra é o bioma mais simples em termos de composição de espécies e cadeias alimentares. A tundra é caracterizada por uma vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de gelo durante a estação quente das regiões de clima frio, apresentando assim apenas espécies que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas. Existem dois tipos de tundra: a tundra ártica, ao redor do Polo Norte e a tundra alpina, no topo das altas montanhas.
...