Bryophytes
Seminário: Bryophytes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Camilaruschel • 20/11/2013 • Seminário • 413 Palavras (2 Páginas) • 559 Visualizações
Briófitas
São características de ambientes terrestre úmido, embora algumas apresentem adaptações que permitem a ocupação dos mais variados tipos de ambientes, resistindo tanto à imersão, em ambientes totalmente aquáticos, dividem-se em três grupos principais: musgos, hepáticas e antóceros.
Principais característica briófita:
• As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva).
• A maioria das briófitas é dioica (plantas com sexos separados), mas existem algumas espécies monoicas (estruturas reprodutoras masculinas e femininas)
• Ausência de vasos para a condução de nutrientes. Estes são transportados de célula a célula por todo o vegetal. É por isso que não existem briófitas muito grandes. O transporte de água de célula a célula é muito lento e as células mais distantes morreriam desidratadas.
Como é utilizada :
A produção de substâncias biologicamente ativas, dentre as quais fragrâncias e sabores, reguladores de crescimento de plantas, substâncias restringentes ao ataque de predadores, substâncias alergênicas, substâncias antitumorais e citotóxicas e antibióticos; a sua utilização como bioindicadores – devido à sua sensibilidade a agentes poluidores, como metais pesados e poluentes da água e do ar – e indicadores paleoecológicos; o controle de erosão e umidade, devido à grande capacidade de retenção de água que algumas espécies possuem; a formação da turfa, que se constitui de restos vegetais, principalmente de musgos do gênero Sphagnum, acumulados e comprimidos, e que servem de combustível e aditivos para o solo. As briófitas possuem grande potencial econômico e como fonte de substâncias importantes.
Forma de reprodução:
• Gamética: Em condições adequadas de umidade, os anterozóides pequenos e biflagelados são liberados pelo rompimento da parede do anterídio, enquanto as células do canal do arquegônio rompem-se, liberando um fluido que direciona os anterozóides até a oosfera, havendo então a fecundação;
•
Espórica: A liberação dos esporos ocorre através de movimentos higroscópicos dos dentes do peristômio. Esses movimentos são devidos a variação da umidade do ar;
•
Fragmentação: Na qual fragmentos de um indivíduo dão origem a outros gametófitos; ou por meio de propágulos: estruturas que se formam no interior de conceptáculos e que depois se desprendem, e se desenvolvem no solo.
Curiosidades :
Biófitas podem ser utilizadas com indicadores ecológicos .
também servem para monitorar a poluição por metais pesados .
podem ser usadas com alimento para peixes , mamíferos e pássaros , como iscas em pescaria
podem ser usadas para controlar
...