Camomila
Artigo: Camomila. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raissarodrigues • 11/12/2013 • Artigo • 292 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
A camomila é uma planta utilizada á muitos séculos. A sua importância era tanta que os homens sábios do Egito antigo, entenderam que devia ser consagrada ao sol. Além dos egípcios, também os gregos e os romanos utilizavam esta planta como remédio para baixar a febre, tratar doenças hepáticas e combater as dores intestinais.
A história da camomila no Brasil confunde-se com a história da imigração europeia no país. Trazida pelas mãos de ucranianos, poloneses, alemães e italianos no final do século 19, a planta frágil e de aroma doce teve o poder de transformar as cidades por onde fincou raízes.
Foi somente no século 20 que a planta começou a ser cultivada comercialmente.
Planta anual, com caule ereto, muito ramificado e pode alcançar os 70 cm de altura. A Camomila possui folhas delgadas e bem recortadas, de cor verde intenso, os folíolos são pequenos e têm forma linear. As numerosas ramas secundárias terminam num botão floral redondo. Dentro do disco floral estão numerosas flores amarelas tubulares e pequenas. O receptáculo é oco e cónico. O fruto da Macela é um aquénio arredondado.As partes mais usadas são as flores e folhas.
Para plantar camomila, o cuidado a ser tomado é com o solo, que não precisa ser muito fértil, mas recomenda-se que não seja muito argiloso e encharcado.
Os meses ideais para o plantio são maio e junho, época em que os termômetros nas regiões de clima temperado marcam temperaturas abaixo de 15 graus centígrados e que o solo está úmido após as chuvas de verão.
A camomila suporta geadas no período vegetativo, mas não aguenta clima quente.
Outro fator importante é que a camomila precisa de luz para se desenvolver. Por isso, não se pode enterrar a semente, que deve ser lançada sobre o terreno
...