Característica Do Cerrado E Pantanal
Monografias: Característica Do Cerrado E Pantanal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhonathanspl • 21/6/2013 • 769 Palavras (4 Páginas) • 1.174 Visualizações
Introdução
Sendo uns dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo, destaca-se por ter uma grande biodiversidade tanto na fauna como na flora. Também com grande diversidade vegetal é o cerrado que é considerado a segunda maior formação vegetal brasileira, com características só encontrada naquela região.
Cerrado
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. Apesar de ter essas três bacias hidrográficas a principal marca desse bioma são seus arbustos de galhos retorcidos e o clima bem definido, com uma estação chuvosa e outra seca.
Os solos nestas regiões são geralmente muito profundos, antigos e com poucos nutrientes, exigindo uma adaptação da flora que possui, geralmente, folhas grandes e rígidas, além de, algumas espécies, apresentarem depósitos subterrâneos de água como uma espécie de adaptação às queimadas constantes, permitindo que elas voltem a florir após o incêndio. Outra adaptação são as raízes bastante profundas podendo alcançar de 15 a 20 metros por causa da distância do lençol freático até a superfície.
Sua biodiversidade é enorme, o cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Que apresentam características marcantes como:
• presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
• as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
• as cascas destas árvores são duras e grossas;
• as folhas são cobertas de pelos;
• presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.
O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa, por isso sua vegetação é adaptada ao calor.
Fonte: http://palavrasapenas-palavraspequenas.blogspot.com.br/2011/09/jornalismo-cientifico-cerrado-agua.html
Um exemplo de planta do cerrado é a Caviúna do Cerrado (Dalbergia miscolobium).
Fonte: http://www.arvores.brasil.nom.br/cerrd/index.htm
Pantanal
O Pantanal, é a maior planície alagável do mundo, é o elo entre as duas maiores bacias da América do Sul: a do Prata e a Amazônica, o que lhe confere a função de corredor biogeográfico, ou seja, permite a dispersão e troca de espécies de fauna e flora entre essas bacias. É uma região única na qual encontram-se o Cerrado (Leste, Norte e Sul); o Chaco (Sudoeste); a Amazônia (Norte); a Mata Atlântica (Sul) e o Bosque Seco Chiquitano (Noroeste). Esta situação, somada aos pulsos de inundação, permite particular diversidade e variabilidade de espécies fazendo com que a vegetação não seja homogênea e tenha um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude, nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado, a vegetação
...