Características gerais dos protozoários
Artigo: Características gerais dos protozoários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mandinhagyn • 18/6/2013 • Artigo • 252 Palavras (2 Páginas) • 1.382 Visualizações
Introdução
Os protozoários pertencem ao reino Protista, do qual também fazem parte as algas. As algas são protistas autótroficos (fabricam seu próprio alimento por fotossíntese ou quimiossíntese), enquanto os protozoários são heterótroficos (não sintetizam o seu alimento). Este grupo é formado por cerca de 45 mil espécies, agrupadas em quatro filos:Sarcodina, Flagellata,Ciliophora e Sporozoa. Esta classificação baseia-se nas estruturas de locomoção. São seres microscópicos, unicelulares e eucariontes (com núcleo definido). A maioria das espécies habita ambientes aquáticos de água doce ou salgada, mas algumas são encontradas também em ambientes terrestres húmidos. Possuem papel importante nas cadeias alimentares, em relações de simbiose e também de parasitismo.
Características gerais dos protozoários:
A membrana plasmática da célula de um protozoário pode ser simples ou recoberta por uma carapaça calcária rígida. Através dela são realizadas as trocas gasosas e a absorção e excreção de substâncias. A digestão é realizada através de vacúolos digestivos, estruturas que se formam no interior da célula após a ingestão de partículas externas. Os resíduos são excretados, juntamente com o vacúolo, podendo ser eliminados por toda a superfície celular. Existem três tipos de estruturas locomotoras: os pseudópodes, os cílios e os flagelos. Os pseudópodes são expansões transitórias do citoplasma, os cílios são filamentos curtos e numerosos, enquanto os flagelos são estruturas mais longas e que, geralmente, ocorrem em menor número.Os protozoários podem se reproduzir tanto assexuada ou sexuadamente. Na reprodução assexuada, a célula cresce até se dividir em dois novos organismos. Este processo é chamado de divisão binária.
...