Cefalopodes
Exames: Cefalopodes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Babau • 2/7/2013 • 2.050 Palavras (9 Páginas) • 1.425 Visualizações
CEFALÓPODES
Djalma Miranda da Silva
Elizânia Vieira dos Santos
Marcelo Santos Araujo
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, Campus X, como requisito parcial da disciplina Zoologia dos Invertebrados, sob a orientação e coordenação da Professora Juzenilda Figueiredo.
Teixeira de Freitas
Novembro / 2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos
3 MATERIAL E MÉTODOS
4 CLASSIFICAÇÃO DOS CEFALÓPODES
5 CARACTERÍSTICAS GERAIS
6 SURGIMENTO
7 ESPÉCIES
8 PECULIARIDADES DE DEFESA
9 ASPECTOS ACIDENTAIS COM HUMANOS
.................................................................................................
10 NUTRIÇÃO
11 REPRODUÇÃO E CICLO DE VIDA
12 IMPORTANCIA
12.1 Econômica e Ecológica
12.2 Medicinal
13 CURIOSIDADES
14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Os primeiros invertebrados provavelmente habitavam a areia e o lodo do fundo do mar há uns 600 milhões ou um pouco mais de anos. O ambiente era propício para se esconderem e encontrar bastante alimento, que afundava na água.
Há cerca de 550 milhões de anos, surgiram os primeiros moluscos (mollis = "mole"). Os moluscos são invertebrados que possuem um corpo mole geralmente protegido por uma concha calcária, ou valva. Se essa concha for formada por uma única peça, dizemos que o molusco é univalve; se a concha se dividir em duas partes, dizemos que ela é bivalve. Mas há também moluscos que não possuem concha, com a lesma e o polvo.
Os Cefalópodes, que são o objetivo precípuo deste trabalho, (Cephalopoda, do grego kephale, cabeça + pous, podos, pé) são a classe de moluscos marinhos a que pertencem os polvos, as lulas e os chocos. Os cefalópodes, que estão entre os invertebrados mais inteligentes e mais rápidos, apresentam o corpo dividido em cabeça, massa visceral e tentáculos, neste trabalho buscamos apresentar de forma irrestrita a importância dessa classe para o reino animal.
2 . OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Apresentar a as características gerais, forma de vida, alimentação, reprodução e aspectos econômicos e benéficos para a natureza desses seres estranhos e aquáticos que são os cefalópodes.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I- Apresentar a classificação dentro do reino animal;
II- Mostrar de forma abrangente as características físicas estruturais e os hábitos desses animais.
III- Catalogar e apresentar em sala de aulas pelo menos um exemplar da espécie para que assim os demais participantes tenham o conhecimento pessoal do animal.
IV- Enfatizar sobre os aspectos e cuidados necessário para lidar com algumas espécies desse grupo, especialmente os que expelem toxinas como forma de defesa.
3. MATERIAL E MÉTODOS
O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas didáticas e consultas a sites que traduzem uma atualidade segura sobre o assunto. Buscamos procurar junto à comunidade costeira um exemplar de polvo por ser um animal predominante para o período, como também por representar em termos estruturais e em sua fisiologia, aspectos previamente estudados e contemplados neste trabalho.
4. CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA DOS CEFALÓPODES
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Cephalopoda
A classificação aqui apresentada deriva de Current Classification of Recent Cephalopoda (Maio de 2001). Outras classificações existem que diferem principalmente em como os diversas ordens de decápodes estão relacionadas e se deverá ser utilizada a classificação em famílias ou ordens.
Basicamente, os cefalópodes estão agrupados em subclasses que levam em consideração a presença ou ausência da concha, o tipo de sutura que estas apresentam e outras características.
• CLASSE CEPHALOPODA
o Subclasse Nautiloidea
▪ Ordem Nautilida - Nautilus
▪ Ordem Bacritida: extinto
o Subclasse Ammonoidea: extinto
o Subclasse Coleoidea
▪ Coorte Belemnoidea: extinto
▪ Coorte Neocoleoidea
▪ Superordem Decapodiformes
▪ Ordem Spirulida
▪ Ordem Sepiida - Choco
▪ Ordem Sepiolida
▪ Ordem Teuthida - Lula
▪ Superordem Octopodiformes
▪ Ordem Vampyromorphida
▪ Ordem Octopoda - Polvo
5. CARACTERÍSTICAS GERAIS
Os cefalópodes apresentam um corpo com simetria bilateral, uma cabeça e olhos bem desenvolvidos, a boca redonda de um bico quitinoso e rodeada por braços e tentáculos, é também na boca que existe a característica mais marcante dos moluscos, a rádula (espécie de lixa).
São animais extremamente lentos, tendo
...