Cianeto E Metemoglobinizantes
Trabalho Universitário: Cianeto E Metemoglobinizantes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mi_pinica • 26/3/2014 • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 907 Visualizações
Cianeto
(kyanós = "de cor azul-esverdeada" + sufixo) são compostos químicos que contém o grupo ciano -C≡N, com uma ligação tríplice entre o átomo de carbono e o de nitrogênio.
Tem grande afinidade pelo Fe+3, mas não pelo Fe+2. Ele se liga rapidamente ao íon férrico da citocromo c oxidase, impedindo que retorne ao estado ferroso. Isso bloqueia toda a cadeia respiratória e, por conseguinte, bloqueia também a síntese acoplada de ATP.
O cianeto não se liga à hemoglobina normal porque nela há Fe+2
Cianeto
Caso Boate Kiss – As vitimas tiveram intoxicação por cianeto. Quando inalado, ele ataca e inibe a ação de uma das enzimas responsáveis pela produção da energia.
O cianeto pode atacar o cérebro e provocar tremores, delírios e alucinações e parada cardíaca. A vítima desse tipo de envenenamento pode morrer por asfixia ou por falência múltipla de órgãos.
A hidroxicobalamina que é uma vitamina B12 é um antídoto. No Brasil A hidroxicobalamina só existe em antiinflamatórios e em quantidades muito pequenas e para neutralizar a ação do cianeto é necessário doses maiores, foi então que os EUA doaram kits para o Brasil, para auxiliar no tratamento dos sobreviventes.
Cianeto
Tratamento
O atendimento de urgência à vítima de envenenamento por cianeto inclui a inalação de nitrito de amila e a administração intravenosa de soluções de nitrito de sódio e tiossulfato de sódio
Cianeto
Primeiros Socorros
NO CASO DE ENVENENAMENTO COM CIANETO inicie imediatamente os primeiros socorros, e somente depois consiga atendimento médico. Um kit de antídoto contra cianeto (nitrito de amila, nitrito de sódio de tiossulfato de sódio) deve ser disponibilizado em toda área que trabalhe com cienetos.
Inalação: Remova o paciente para local com ar fresco. Administre o kit de antídoto e oxigênio se apresentar sintomas. Mantenha o paciente agasalhado e em repouso.
Ingestão: Administre o kit de antídoto e oxigênio antes de qualquer coisa
Cianeto
Contato com a pele: Lave imediatamente com água em abundância por pelo menos 15 minutos enquanto remove roupa e calçados contaminados. Obtenha imediatamente atenção médica.
Contato com os olhos: Lave imediatamente os olhos com água em abundância por pelo menos 15 minutos, erguendo periodicamente as pálpebras. Chame imediatamente um médico. A administração I.M. de cianocobalamina (vitamina B12) pode acelerar a recuperação. Exposições moderadas a cianeto podem ser tratadas apenas por medidas auxiliares como repouso na cama e oxigênio.
Cianeto
O cianeto é produzido em mais de 1.000 espécies de plantas, entre elas o Sorgo, Bambu e Mandioca.
Cianetos são usados na revelação fotográfica e na produção de plásticos.
Metalurgia e eletrodeposição metálica (galvanoplastia): soluções de cianeto são largamente utilizadas em indústrias para esses fins;
Cianeto
Código Internacional de Cianeto
É um comitê formado pelo Programa Ambiental das Nações
Unidas e um conselho internacional de empresas ligadas à
Indústria de Metais e Órgãos Ambientais
Objetivos:
Avaliar a conformidade das Operações com o código;
Manter a melhoria contínua;
Garantia da licença social para operar
Metemoglobinizantes
Hemoglobina
Metemoglobinizantes
Hemoglobina (Hb)
Alguns fatores modificam a estrutura da Hb – gera Hb deficiente
Tipos de Hb deficientes:
- Carboxemoglobina (HbCO): causada por CO, diclorometano, etc;
- Metemoglobina (MetHb): por agentes metemoglobinizantes;
- Sulfemoglobina (SHb): por droga oxidante metaclorpramida, etc.
Metemoglobinizantes
Metemoglobinizantes
Metemoglobina
Circulante no sangue devidos outros fatores
Quantidade basal: 1-3%, mantida neste nível por dois mecanismos:
Mecanismo Redutase NADH-dependente (cuida de 95% da redução da Metemoglobina)
Mecanismo Redutase NADPH-dependente (apenas 5%, porém, este mecanismo é importante no tratamento)
Metemoglobinizantes
Após exposição frequente aos agentes metemoglobinizantes, ocorre a metemoglobinemia tóxica (MetHba) – Fase Aguda (por agentes externos)
Pode ocorrer também por fatores genéticos ou após alguns episódios patológicos – “Metemoglominemia adquirida”, o que caracteriza o Quadro Crônico
Geralmente, a MetHba é mais grave na tóxica (por agentes metemoglobinizantes) – fase aguda.
Agentes Metemoglobinizantes
Agentes Metemoglobinizantes
Metemoglobinizantes
Sinais e Sintomas
Quadro Agudo: Cianose central (mantendo ou não normalidade cárdiorespiratória), cefaléia, vômitos, mal estar geral, diarréia, dispnéia, dores anginóides, hemólise, sangue cor de chocolate, pulso rápido, pele úmida e fria, agitação, tremores, cefaléia persistente, convulsões, coma e morte;
Quadro Crônico: Cianose central, perturbações visuais, febre, erupções cutâneas, urina escura, lesão tubular renal (devido hemólise) e aumento na incidência de lesões malignas de bexiga.
...