Citoesqueleto
Tese: Citoesqueleto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariBorges • 2/2/2014 • Tese • 1.146 Palavras (5 Páginas) • 716 Visualizações
Introdução
Segundo GERALD KARP (pdf) as células assim como os animais possuem um esqueleto, o citoesqueleto, com funções análogas. Os elementos que constitui citoesqueleto são: microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários. Estes elementos são bem definidos. Deve se considerar o citoesqueleto como um conjunto de túbulos, microfilamentos longos (actina), filamentos curtos (miosina), filamentos intermediários e grandes moléculas de proteínas diferentes que se juntam formando um complexo dinâmico (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 1991).
O citoesqueleto desempenha as seguintes funções na célula: estrutural e suporte, transporte intracelular, contratilidade e motilidade e organização espacial. Ele ajuda a manter a forma da célula, é responsável por manter as organelas no lugar, direciona os movimentos das organelas (ciclose) e dos materiais celulares, é um elemento essencial na divisão celular e um região que firma o mRNA promovendo a tradução do mesmo (GERALD KARP,2002).
De acordo com ROSS & PAWLINA (2012) a posição particular da célula e a presença de uma superfície livre caracteriza o epitélio. As células epiteliais, independente do seu arranjo, são sempre juntas entre si. As junções são feitas por junções intracelulares especializadas que designam uma barreira entre a superfície livre e o tecido conjuntivo adjacente. As superfícies livres são particulares da região exterior do corpo, de superfícies de muitos órgãos internos, o revestimento das cavidades corpóreas e dos ductos e tubos corporais. O epitélio é uma tecido avascularizado e é classificado, normalmente, de acordo com o número de camadas de células e suas formas. De acordo com as formas incluem os pavimentosos (achatados), cúbico e colunas. As camadas de células são ditas como simples ou estratificada.
Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo observar diferentes aspectos celulares e relaciona-los com as funções do citoesqueleto.
Materiais e Métodos
A aula pratica foi realizada no dia 13 de agosto de 2013 na sala de microscopia, A114. Para realizar a primeira parte da aula, montou-se uma lâmina com uma folha jovem de élodia e uma gota de água e para finalizar cobriu se com uma lamínula. A lâmina foi levada ao microscópio e observada. Na segunda parte da aula pratica observou se lâminas permanentes com diferentes formatos de células. Foram observadas no microscópio lâminas contendo cortes do ovário (CP33), do estômago (CPU03A) e da faringe (CP 41) de ratos.
Resultado e discussão
De uma maneira mais didática as lâminas ceram enumeradas da seguinte maneira: Lâmina da folha de élodia será citada como lâmina 1, lâmina do corte do ovário será citada como lâmina 2, lâmina do corte do estômago será citada como lâmina 3 e por ultimo a lâmina do corte da faringe será citada como lâmina 4.
Na lâmina 1 (Foto 1) foi possível observar o movimento dos cloroplastos, este movimento recebe o nome de ciclose que é a movimentação das estruturas intracelulares que ocorre da atuação dos microfilamentos longos e curtos. Os microfilamentos longos são formados por duas cadeias em espiral de monômeros, formando uma estrutura fibrosa. Apesar dos microfilamentos longos estarem distribuídos por toda a célula, está em grande concentração nas bordas do citoplasma, onde eles estão ligados entre si por várias proteínas. Vários transportes intracelulares são dependentes destes microfilamentos. A movimentação de organelas, como cloroplastos e mitocôndrias ocorre devido à presença dessas proteínas motoras (FREITAS et all,2010, apud CARVALHO & RECCO-PIMENTEL, 2007).
Na lâmina 2 (Foto 2), pode se observar que o ovário é constituído pelo epitélio simples cúbico. Este epitélio é composto por uma única camada de células poligonais. As células apresentam uma forma quadrada com um núcleo no centro e arredondado. O epitélio simples cúbico formam ductos de algumas glândulas, está em alguns ductos e cobre o ovário (GARTNER & HIATT, 2007).
Já na lâmina 3 (Foto 3), foi possível observar epitélio simples cilíndrico na composição da célula do estômago. As células desse epitélio são muito parecidas com as células do epitélio simples cúbico, porém elas são células com o formato retangular e altas. Este epitélio apresenta uma planura estriada, é o conjunto de microvilos. Eles se projetam para a superfície apical das células. O epitélio simples cilíndrico reveste boa parte do trato digestivo, ductos de glândulas e vesícula biliar. Ele reveste também o útero, os ductos eferentes, alguns bronquíolos maiores e as tubas uterinas. Só que nestes órgãos, os cílios estão presentes. Eles se projetam de superfície apical das células cilíndricas para o lúmen (GARTNER & HIATT, 2007). Nas células epiteliais simples cilíndricas, existe a presença de “borda em escova”. Estas são formadas por microvilocidades e por dobras (vilocidades).
...