TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clorofila e fotossíntese - Introdução de Biologia

Por:   •  10/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  1.090 Visualizações

Página 1 de 3

1-Introdução de Biologia

1.1-Fotossíntese

Ao falar vida na terra, um processo biológico é considerado o de maior importancia, esse processo é chamado de fotossíntese. Além de produzir o gás oxigênio produz também bilhões de toneladas de composts organicosn .É por meio desse processo que organismos ditos fotoautotróficos convertem energia luminosa em energia quimica ,que sera usada em processos metabólicos de suas celulas.

A fotossíntese é um fenômeno biológico que tem sua ocorrência nos cloroplasto de seres eucarióticos, ou, nos seres procarióticos fotossintetizante s,em sistema de membranas presentes no citoplasma.

A fotossíntese envolve dois reagentes ,que são o gás carbônico e água, uma fonte luminosa e pigmentos sensíveis a luz. Sendo essa fonte primaria de energia luminosa o sol.Esse processo pode ser geneticamente representado pela equação:

2H2O + CO2 ~ (CH2O) +H2O +O2

Os pigmentos fotossintetizantes são as substancias capazes de absorver a energia luminosa. A quantidade dos pigmentos depende do grupo vegetal ou do organismo.sendo os carotenos, xantofilas, ficolinas e clorofilas os principais grupo.

[pic 1]

Para que a fotossíntese ocorra é necessário que haja fornecimento de energia, pois a mesma e um fenômeno endotérmico, assim a energia que provem da luz é captada peles pigmentos fotossintetizantes e utilizada na geração de ATP, que é a molécula que fornece energia na segunda etapa da fotossíntese.

A fotossíntese possuem duas etapas diferentes e que são interdependentes: a etapa fotoquímica e a etapa química.A etapa fotoquímica ou a também chamada fase clara ou luminosa é a etapa na qual as reação dependem diretamente da luz.Acontece nos tilacoidescdis cloroplastos, na presença  de clorofilas e caratenoide.É nessa etapa que ocorre a transformação da energia luminosa em energia química em forma de ATP,alem de ocorrer também a fotólise da água na qual gera o gás oxigênio e NADPH+ H+.

A etapa química ou fase escura ocorre tanto na presença como na ausência de luz, ocorre no estroma dos cloroplastos e depende diretamente da fase clara.É mais lenta que a fase clara por ter participação de enzimas durante o processo, por isso é também conhecido como etapa enzimática.Na fase escura a molécula de ATP produzida na primeira etapa e utilizada na produção de carboidratos (Fixação do carbono), também são consumidos aqui o NADPH+ H+ anteriomente produzido.

[pic 2]

1.2 - Extração da clorofila

 Clorofila é o nome dado ao grupo de pigmentos fotossintéticos produzidos nos cloroplastos das folhas e em outros tecidos vegetais. A clorofila é responsáveis pela coloração verde das plantas e funciona como fotorreceptor da luz no processo da fotossíntese. As diferenças aparentes na cores dos vegetais são devidas à presença de outros pigmentos associados, como os carotenóides, os quais sempre acompanham as clorofilas.

Seu pico maximo de absorção luminosa ocorre 440nm e 460nm,sendo seu menor pico entre 640nm e 660nm.Existem quatro tipos de clorofilas, as clorofilas a, b , c e d .A clorofila a  esta presente em praticamente em todos os organismos fotossintetizantes.As clorofilas b podem ser encontradas em algas verdes e nas plantas,a clorofila c é encontradas em algas douradas e algas pardas e a clorofila d é encontrada em algas vermelhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (108.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com