Coprocultura
Casos: Coprocultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacquelinecp • 23/8/2014 • 348 Palavras (2 Páginas) • 1.638 Visualizações
INTRODUÇÃO
Coprocultura é o exame bacteriológico das fezes, geralmente humanas muito utilizado em casos de gastroenterite adulta. A classificação das bactérias que podem provocar diarréia é a seguinte: bactérias invasoras e bactérias toxigênicas. Após a colheita é realizado o plantio do material em um meio de enriquecimento ou um meio seletivo.
Este exame permite fazer a cultura de microorganismos de forma a poderem ser identificadas. Os mais frequentes são a escherichia coli, salmonela, shigela, campylobacter, yersinia e clostridium difficile.
Como se efectua o exame:
A colheita das fezes é feita num recipiente próprio. São colhidas 3 dejecções seguidas e enviadas para o laboratório.
No laboratório colocam uma amostra de cada recipiente num meio de cultura, para verificar se cresce algum microorganismo e identificá-lo. Também verificam qual ou quais os antibióticos específicos para o microorganismo que cresceu.
OBJETIVO
Fazer a identificação de microorganismos e ou bacterias sobre amostras de fezes para colaborar com o diagnostico de um alguma doençã.
PROCEDIMENTO
Na coleta, conservação e transporte de amostras, as fezes deverão ser coletadas, se possível, antes do paciente ser submetido à antibioticoterapia. Colete as fezes em frascos de boca larga e limpos (de preferência esterilizados pelo calor. (Não utilize substâncias químicas na desinfecção destes frascos);
Coloque o swab no frasco contendo as fezes e, realizando movimentos circulares, embeba-o com a matéria fecal;
Após, coloque o swab no tubo contendo o meio de transporte e conservação Cary-Blair;
O material coletado deverá ser devidamente identificado e mantido à temperatura ambiente até chegar no laboratório;
Recomenda-se que o material coletado seja encaminhado ao laboratório, o mais rápido possível, devendo ser processado dentro das primeiras 72 horas após a coleta;
As amostras deverão ser encaminhadas ao laboratório, acompanhadas de fichas contendo os dados de identificação do paciente.
Os meios de cultura utilizados para semeadura da amostra biológica recebida, dependem da padronização de cada laboratório.
Basicamente são empregados:
Meio líquido enriquecido.
Meio diferencial e seletivo.
As colônias suspeitas são repicadas em meio presuntivo para enterobactérias para verificar os caracteres bioquímicos essenciais;
Para uma confirmação mais precisa pode ser feito os testes de aglutinação com anti-soros específicos.
BIBLIOGRAFIA
http://pt.cyclopaedia.net/wiki/Coprocultura acessado às 18:37 horas do dia 05/04/14
http://conhecersaude.com/exames-medicos/c/3224-coprocultura.html
...