Câncer De Pele
Trabalho Escolar: Câncer De Pele. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: franpav • 9/5/2014 • 2.867 Palavras (12 Páginas) • 4.697 Visualizações
Resumo
CÂNCER DE PELE
O câncer de pele surge por tumores comuns de crescimento lento que metastizam raramente. Ocorrem devido a exposição crônica ao sol e pessoas de pele clara tem mais chances de obter o câncer. A pele com lesão maligna geralmente é rosado, escura ou avermelhada, de crescimento lento mas gradativo. Uma outra característica que pode ser observada é de ferida que não cicatriza, e também pintas que crescem devagar, mas que coçam, sangram ou apresentam cores distintas, consistência e tamanho, maior que 6 mm. Outras características importantes dessas lesões são a assimetria e as bordas desiguais. O diagnóstico do câncer de pele pode ser feito pelo médico dermatologista ao observar a lesão, mas a biópsia do tecido é fundamental para saber de que tipo de câncer de pele se trata. O tratamento do câncer de pele adequado vai submeter-se primeiramente ao estado de saúde do paciente, idade, aspecto do tumor e a localização do câncer. Contudo os cânceres de pele podem ter aspecto diversificados, com isso a pessoa deve procurar um médico sempre que notar uma lesão nova ou quando uma lesão antiga modificar-se. Com pouco conhecimento e sem nenhuma preocupação sobre câncer de pele, os trabalhadores ficam isentos de proteção solar e expostos à altos índices de radiações solares, que predetermina o câncer. O uso correto e diário de protetores e bloqueadores solares é algo fundamental e indispensável para prevenir o câncer de pele. O ditado já diz: é melhor prevenir do que remediar. Esse é o caso do câncer de pele. Quanto antes começarmos a nos cuidar menos problemas teremos no futuro.
SUMÁRIO
1Introdução......................................................................................... 1
2 Desenvolvimento.............................................................................. 2
2.1Melanoma e não Melanoma................................................ 2
2.2Sinais e Sintomas do Câncer de pele.................................. 3
2.3Fatores de Risco.................................................................. 5
2.4Prevenção............................................................................ 5
2.5Tratamento........................................................................... 6
2.6Estadiamento (Estágios da Doença) ................................... 6
3 Conclusão.......................................................................................... 9
4 Referências......................................................................................... 10
CÂNCER DE PELE
Introdução
Câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células da pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele.
O câncer de pele é o câncer mais comum do ser humano, responsável por 1/3 de todos os casos de câncer do mundo. Entretanto, apesar das altas taxas de incidência, observamos elevados índices de cura, principalmente devido ao diagnóstico precoce.
Felizmente o câncer de pele é curável se diagnosticado em uma fase inicial. O tratamento do câncer de pele depende do tipo de câncer. Basicamente o tratamento é cirúrgico. Quando a cirurgia é feita em casos iniciais o resultado é excelente, além de cura, as cicatrizes são pequenas em alguns casos até imperceptíveis.
Calcula-se que existam perto de três milhões de novos casos de câncer de pele a cada ano. A organização mundial de saúde estima que mais de 65 mil pessoas morrem todo ano por câncer de pele, sendo o melanoma o principal causador de mortes.
Didaticamente é possível dividir o câncer de pele em 2 grupos: melanoma e câncer de pele não melanoma (CPNM).
1
Desenvolvimento
MELANOMA
O melanoma é um câncer originário dos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. Os melanócitos ficam na parte superficial da pele, a epiderme, situados entre os queratinócitos da camada basal. A melanina que eles produzem serve de proteção contra a radiação ultravioleta. A melanina é a substância que da cor a pele, portanto, melanomas tendem a ser escuros. Melanomas são tumores agressivos que se não forem diagnosticados precocemente costumam metastizar e podem inclusive levar a óbito. O melhor tratamento para o melanoma é o diagnóstico precoce seguido de cirurgia. Existem outros cânceres de pele que são mais raros, como o dermatofibrossarcoma, tumores de anexo e o carcinoma de Merkel.
CÂNCER DE PELE NÃO MELANOMA
O CPNM engloba diversos tipos de câncer, os dois mais comuns são o carcinoma basocelular (CBC) e carcinoma espinocelular
(CEC). O último é originário dos queratinócitos da pele, principal célula da epiderme (porção superficial da pele), Na epiderme existem camadas diferentes, sendo que o carcinoma espinocelular é originário da camada espinhosa (por isso espinocelular). Já o carcinoma basocelular tem este nome porque acreditava-se que seria originário dos queratinócitos da camada basal da epiderme. Contudo, sabe-se hoje que o carcinoma basocelular é originário das células do folículo piloso. Portanto, áreas do corpo com grande quantidade de folículos pilosos como o nariz, tem maior incidência de CBC.
O carcinoma basocelular é um tumor maligno de excelente prognóstico que raramente espalha pelo corpo (metastiza). Já o carcinoma espinocelular pode metastizar, merecendo uma atenção maior. 2
O câncer de pele não melanoma é mais comum em homens, e sua incidência aumenta com a idade. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado em geral levam a cura do tumor.
Sinais e Sintomas do Câncer de Pele
...