Decupagem Invertida
Casos: Decupagem Invertida. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jubileujubilau • 11/4/2014 • 1.914 Palavras (8 Páginas) • 372 Visualizações
“ANGUSTIA”
Roteiro Cinematográfico de Curta- Metragem
de
Túlio Ramalho
1 1. EXT. RUA. PONTO DE ÔNIBUS
Um PONTO DE ÔNIBUS com três BANCOS e uma TELA BRANCA com sinais de PICHAÇÃO ao fundo encontra-se em frente a uma rua não movimentada.
Um HOMEM de meia idade engravatado carregando uma PASTA e um GUARDA CHUVA caminha de maneira caricata, com as costas inclinadas, em direção a um PONTO DE ÔNIBUS.
Ao chegar em frente ao ponto ônibus ele avista uma CAIXA.
Olhando para os lados verifica se alguém está no local.
Após a atitude desconfiada caminha em direção ao BANCO do lado oposto da caixa e senta-se.
A curiosidade toma conta. Suas mãos caminham sob o banco. Para tentar conter-se toma um LIVRO de dentro da pasta, o levanta na altura do rosto e espia o local novamente. Fecha o livro e olha sua capa.
Um CARRO passa em alta velocidade em frente ao local, tampando a visibilidade. Após a passagem do veículo o homem está no mesmo banco em que a caixa se encontrava.
Com movimentos repetitivos nas mãos e nos pés demonstrando ansiedade analisa o local e retira lentamente a caixa de dentro de sua pasta.
Analisa seu laço e tenta com certa dificuldade desatar o nó. Após algum tempo consegue com sucesso abrir a caixa.
Com feição assustada após saciar a curiosidade e ver o conteúdo da caixa, coloca-a atrás de si mesmo, e vai embora.
A caixa que está aberta e disposta sobre o banco desajeitadamente é pega por uma MÃO desconhecida.
FIM.
VIDEO ÁUDIO
CENA 1:
Um Plano geral mostra um PONTO DE ÔNIBUS com três BANCOS e uma TELA BRANCA com sinais de PICHAÇÃO ao fundo. O cenário encontra-se em frente a uma rua não movimentada. Ao fundo som de carros e pássaros pela cidade.
CENA 2:
A câmera dá um close em um detalhe que consta no banco do ponto de ônibus. Este detalhe é um embrulho de presente. Ao fundo som de carros e pássaros pela cidade.
CENA 3:
Aparece então o ator em primeiríssimo Primer Plano. Som de passos do ator e ao fundo sons da cidade.
CENA 4:
Em plano geral, o ator caminha até o ponto de ônibus. Ele tem meia idade, porta um terno, um guarda-chuva e acessórios executivos. Começa então uma música descontraída, dando uma clara referência a Charles Chaplin.
CENA 5:
A câmera então faz um Primer Plano no ator, que fica surpreso com pacote de presente localizado no ponto de ônibus. A música continua com os sons da cidade ao fundo.
CENA 6:
Um plano médio mostra o ator desconfiado, analisando se não há ninguém por perto. A música se mantém durante toda a cena.
CENA 7:
Um plano geral mostra o ator indo até o ponto, em direção ao pacote de presentes e sentando no banco. Os sons da cidade se misturam à música de fundo.
CENA 8:
A câmera dá então um close progressivo no pacote de presentes. Conforme a câmera dá o close, um som de drama vai aumentando progressivamente.
CENA 9:
A câmera dá outro close progressivo, mas agora no rosto do ator que está curioso sobre o conteúdo do pacote. Quando a câmera vira para o ator, o mesmo som vai aumentando progressivamente.
CENA 10:
Um plano geral mostra o ator indo de encontro ao pacote. O mesmo desiste e abre um livro. Volta então a música com os sons da cidade ao fundo.
CENA 11:
A câmera da um Primeríssimo Primer Plano no livro que é “Angústia” de Graciliano Ramos. O ator tira os olhos do livro e volta a olhar ao pacote de presentes ao lado. A música e os sons da cidade continuam.
CENA 12:
Um plano geral volta a mostrar o ator ao lado do presente. A música para neste momento.
CENA 13:
Um carro passa na frente da câmera e o ator já está sentado aonde constava o presente. Neste momento temos a sonoplastia de um carro passando em alta velocidade.
CENA 14:
Um plano médio mostra o ator em detalhe. O mesmo retira de dentro de sua bolsa o presente que constava no ponto de ônibus anteriormente. Quando o ator aparece novamente, a música retorna mais rápida
CENA 15:
Um plano detalhe mostra o ator tentando desamarrar o embrulho do presente. Outro primeiríssimo primer plano mostra o ator angustiado tentando abrir o material. Essas duas tomadas se intercalam. Quando o ator pega o presente, a música para e dá lugar apenas ao som ambiente. Quando o ator tenta desamarrá-lo, a música começa novamente bem lenta.
CENA 16:
O ator finalmente consegue abrir o material. A câmera faz um movimento PAN para a esquerda e foca em plano primeiríssimo primer no rosto do ator que está extasiado com a sua conquista. Ele abre o pacote e seu rosto muda de expressão. O ator fica chocado com o conteúdo que não é revelado. A velocidade da música vai aumentando. Quando o ator abre o pacote, a música para e dá lugar ao um som dramático.
CENA 17:
Um plano médio então mostra o ator fechando o pacote, chocado com o conteúdo e deixando-o no local. A câmera dá então um close progressivo no pacote. Aparece então uma mão que o tira do local. O som fica ambiente até o final.
STORY LINE
Um
...