Desenvolvimento de genética moderna
Artigo: Desenvolvimento de genética moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ivaneusa • 26/11/2014 • Artigo • 242 Palavras (1 Páginas) • 260 Visualizações
GENÉTICA
A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geraçãoem geração (dos pais para os filhos).
Além de auxiliar na identificação de anormalidades cromossômicas, ainda durante o desenvolvimento embrionário, promove em caráter preventivo e curativo, autilização de terapias gênicas como medidas corretivas.
A maior colaboração para a genética atual foi dada pelo monge Gregor Mendel, através de seus experimentos com ervilhas e a proposição de suasleis (segregação independente), mesmo antes de se conhecer a estrutura da molécula de DNA.
Célula Mãe
Todo organismo pluricelular é composto por diferentes tipos de células, derivadas de célulasprecursoras, denominadas células-tronco (stem cells), ou células-mãe ou, ainda, células estaminais, cujo processo de diferenciação que gera as células especializadas — da pele, dos ossos ecartilagens, do sangue, dos músculos, do sistema nervoso e dos outros órgãos e tecidos humanos — é regulado, em cada caso, pela expressão de genes específicos. São elas as responsáveis pela formação do embriãoe também pela manutenção dos tecidos na vida adulta.
As células-tronco podem se multiplicar, regenerando tecidos lesionados, porque têm a capacidade de se transformar em células idênticas às dostecidos onde foram implantadas. Assim, classificam-se em:
Totipotentes: podem formar todos os tecidos. Formam-se nas primeiras 72 horas após a fecundação do óvulo. Ex: blastômero.Pluripotentes: podem se especializar em qualquer tecido corporal, mas não podem por si próprias desenvolver um ser adulto, pois não desenvolve tecidos extra-embrionário, como a placenta.
...