Desportunos equestres
Resenha: Desportunos equestres. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: baluzera • 8/4/2014 • Resenha • 245 Palavras (1 Páginas) • 271 Visualizações
Os equinos atletas são animais submetidos a uma vigorosa rotina de treinamento, e com isso, tornam-se animais susceptíveis a constantes lesões, envolvendo principalmente o sistema locomotor. Dentre estas, destaca-se a Rabdomiólise pós-esforço ou síndrome “Tying-up”, que é uma miopatia de extrema importância no universo do cavalo atleta. Tal patologia, acomete equinos após intensa atividade física, como em corridas e provas de CCE, assim como os animais de temperamento nervoso, submetidos a transporte durante um longo período ou condições de stress. A causa da síndrome “Tying-Up” ainda encontra-se em discussão, mas acredita-se que esteja relacionada a uma dieta rica em carboidratos (grãos) durante um período de descanso, levando ao acúmulo de glicogênio no interior do músculo, e quando o equino retorna ao seu treinamento, o mesmo sujeita certos grupos musculares ao metabolismo anaeróbio, acumulando ácido lático, e consequentemente há redução da oferta de oxigênio às células musculares.
Palavras-chave: Cavalo atleta. Stress. Dieta. Células musculares.
RESUMO
Neste trabalho, é descrito um caso de icterícia de íris em equino da raça Paint. Ao exame clínico, foram observados tremores, dor muscular, relutância em andar, taquicardia, taquipnéia e icterícia de íris. As concentrações séricas de creatina cinase, aspartato aminotransferase, lactato desidrogenase e bilirrubina indireta estavam marcadamente elevadas. Com base na anamnese, sintomatologia clínica e bioquimica sérica, diagnosticou-se síndrome da rabdomiólise por esforço. Foram instituídos os seguintes tratamentos: terapia analgésica, fluidoterapia e restrição de exercício. Após seis dias, houve a remissão dos sinais clínicos e o retorno da coloração original da íris.
...