TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças

Resenha: Doenças. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Resenha  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 5

AIDS

Sintomas: Um portador do vírus da Aids pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas. Os principais são: febre alta, diarreia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora. Caso não tratada de forma rápida e correta, estas doenças podem levar o soropositivo a morte rapidamente.

Hospedeiro Definitivo.

“Tratamento”: Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a AIDS. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT (zidovudina) que é um bloqueador de transcriptase reversa. A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da AIDS ainda em sua fase inicial. Este medicamento provoca efeitos colaterais nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes.

Raiva

Transmissão: A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo através de uma mordida ou pela pele rachada. O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença

Geralmente resultavam da mordida de um cachorro, mas recentemente, a maioria dos casos de raiva em seres humanos tem sido ligada a morcegos e guaxinins. Outros animais selvagens que podem transmitir o vírus da raiva incluem:

• Raposas

• Gambás

Hospedeiro Definitivo.

Os sintomas podem incluir:

• Babar em excesso

• Convulsões

• Perda de sensibilidade em uma área do corpo

• Febre baixa (102 graus F (38,8 graus C) ou menos)

• Espasmos musculares

• Entorpecimento e formigamento

• Dor no local da mordida

• Agitação

• Dificuldade de engolir (beber algo provoca espasmos da laringe)

TRATAMENTO: Limpe bem a ferida com sabão e água e procure auxílio médico profissional. Se houver risco de raiva, você receberá uma série de vacinas preventivas. Essas vacinas são dadas, geralmente, em 5 doses durante 28 dias.

Não há tratamento quando a doença atinge o sistema nervoso.

OBS: Quando os sintomas aparecem, a pessoa raramente sobrevive à doença, mesmo com tratamento. Morte por insuficiência respiratória geralmente ocorre em até 7 dias após o aparecimento dos sintomas.

Para a forma de transmissão da raiva se convencionou classificar as ciclos de transmissão em urbana, rural, silvestre, aéreo ou terrestre.

O ciclo aéreo diz respeito aos morcegos, será urbano quando a doença é transmitida por animais domésticos, notadamente cães e gatos; o rural dá-se nos herbívoros (bois, ovelhas, etc.) Já o silvestre diz respeito aos animais que habitam as matas.

O agente causador da raiva pode infectar qualquer animal de sangue quente, porém só irá desencadear a doença.

Febre Amarela

OBS! É uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), e de gravidade variável. Possui dois ciclos de transmissão: o silvestre (que ocorre entre primatas não humanos, onde o vírus é transmitido por mosquitos silvestres) e o urbano (erradicado no Brasil desde 1942).

Causas

A transmissão da enfermidade não é feita diretamente de uma pessoa para outra. Para isso, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada.

Uma vez infectado em área silvestre, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para o Aedes aegypti (também vetor do dengue), principal transmissor da febre amarela urbana.

Sintomas de Febre amarela

Dependendo da gravidade, a pessoa pode sentir febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Tratamento de Febre amarela

Não existe medicamento para combater o vírus da febre amarela. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos

Prevenção

A única forma de evitar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com